quinta-feira, 6 de maio de 2021

SENAI Ceará participa de evento com startups

 


O Diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) participou ontem, (5/5), do evento online "Conexão startup: impulsionando o ambiente de negócios", organizado pela comunidade de inovação de Sobral, liderada pela RedeNit, com participação do campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e apoio do SENAI Ceará.

Em sua fala, Paulo André Holanda mencionou o esforço do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e diretoria da FIEC em conectar os atores do ecossistema de inovação - Academia, setor produtivo, Governo e instituições de fomento, por meio do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia, comandado por Sampaio Filho. "Esse ambiente acelera e dá grande contribuição ao ecossistema de inovação, às startups cearenses para que consigam ser mais céleres e tenham mais condições de desenvolver projetos e produtos", ressaltou. 


O líder do SENAI Ceará destacou que a Instituição está disponível para apoiar startups com mentorias, laboratórios e equipamentos.

O objetivo do evento é conectar startups da região com possíveis investidores ou compradores de soluções desenvolvidas por essas startups. Nesse primeiro evento, três startups (Hopdrops, Invicta Web e Grupo Performance) apresentaram seus modelos de negócio, produtos e perspectivas de ampliação de mercado para as áreas de cervejarias, construção civil e comércio, a partir do Edital de Incubação Cruzada do IFCE - Campus Sobral. Em seguida, empresas ligadas a essas áreas (All Grain Cervejaria, Impacto Protensão e AWS) emitiram parecer sobre as soluções. A Analista da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI (UNITEC), Camila Forte, mediou esse momento.


Houve ainda apresentação de empreendedores e inventores (Kurato, School Kink e Up Business) de soluções que desenvolveram com o apoio do programa Corredores Digitais, conduzido pelo Governo do Estado.


Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Ceará. Apoiado em conhecimento científico, tecnológico e de mercado, o programa atende a projetos inovadores em diferentes fases, de ideação à tração, da pesquisa ao go to market e expansão de mercado.