segunda-feira, 17 de maio de 2021

Sarto entrega Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito

 


A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta segunda-feira (17/05), a nova Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito. O equipamento, instalado na sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que conta com 600 câmeras de videomonitoramento, integrando órgãos municipais e estaduais. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito José Sarto apresentou o novo equipamento e lançou o Relatório Anual de Segurança Viária com dados do ano de 2020. Em virtude das políticas públicas executadas na Capital, o documento registrou o menor número de mortes por acidentes de trânsito desde 2004.


Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito


Para otimizar o atendimento a acidentes com vítima, analisar de forma aprofundada as causas de eventuais ocorrências e agir preventivamente, planejando medidas e intervenções que evitem novos sinistros, estarão em atuação equipes da AMC, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), da Guarda Municipal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar.


Imagens das estações do Bicicletar e do Vamo também serão acompanhadas no sentido de coibir ações criminosas como furto. “Além de todo o benefício direcionado à segurança viária e à segurança pública, teremos embasamentos para estudar futuras políticas públicas para a Cidade”, informou Sarto.


A superintendente da AMC, Juliana Coelho, elencou os benefícios a partir da implantação da metodologia. “Estamos preparados para, dentro do possível, agir preventivamente, identificar comportamentos de risco e enviar equipes para minimizar ocorrências. Em caso de acidentes, o intuito é assegurar um atendimento pré-hospitalar mais rápido por meio do controle semafórico e da atuação do Samu”, detalhou.