quinta-feira, 13 de maio de 2021

Ricardo Cavalcante apresenta Observatório da Indústria ao Economista Ricardo Amorim

 


Na manhã desta quinta-feira (13/05) o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, apresentou as funcionalidades do Observatório da Indústria a Ricardo Amorim, um dos mais renomados economistas brasileiros. O Centro de Dados da FIEC é considerado um dos maiores do mundo e tem capacidade de entrega de resultados em tempo real. Também estiveram presentes no encontro virtual Sampaio Filho, Diretor de Inovação da FIEC e Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria.


“Nosso objetivo é dividir informações e promover o crescimento do país e das nossas indústrias. O Observatório possibilita, através da reunião de dados do mundo inteiro e tecnologia de ponta, resultados surpreendentes para que empresários, economistas, ou instituições governamentais alcancem seus objetivos”, declarou Ricardo Cavalcante.


A ferramenta funciona aliada com o que há de mais moderno em tecnologia e inteligência artificial e possibilita a construção de levantamentos e cruzamentos de dados, criação de cenários, acesso à dados estratégicos atualizados 24h, trabalho de prospecção via algoritmos, previsibilidade de faturamentos, atração de investidores, entre outros. Coleta e realiza tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e da criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, permitindo a interação, aproveitamento de oportunidades e geração de negócios.


Para Ricardo Amorim, o Centro de Dados da FIEC vem para contribuir no que é mais importante às instituições. “ O que o Observatório entrega é  o que tem de mais valioso para a sobrevivência dos negócios, que são as informações”, afirmou.



O Observatório conta com bases de entes públicos e privados e captura automaticamente mais de 30 diferentes fontes entre as principais do globo, a exemplos da Euromonitor International, Derwent, The World Bank, IBGE, ANEEL, ANTAQ, Banco Central do Brasil, Receita Federal, entre outras.