segunda-feira, 17 de maio de 2021

Prova de vida voltará a ser exigida a aposentados e pensionistas pelo INSS

 


Atenção para os aposentados e pensionistas que ficaram sentados em suas poltronas durante a pandemia de coronavírus: esta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que retomará o procedimento de prova de vida.


Segundo informações do próprio INSS, quem não fizer a prova de vida terá o benefício bloqueado ou cortado. A medida estava suspensa desde março de 2020, período do surgimento da Covid-19 no Brasil.

A intenção original era de que a reativação da exigência de prova de vida fosse feita ainda neste mês de maio; porém, uma portaria do Ministério da Economia publicada no dia 13 de maio no Diário Oficial instituiu junho.


Casos e casos


Para os que não fizeram o procedimento em fevereiro de 2020, o bloqueio do benefícios ocorrerá em maio deste ano. Portanto, se o leitor faz parte dos 160 mil recebedores, é melhor correr e não titubear, pois o órgão exigirá que o aposentado/pensionista vá até uma agência bancária e regularize a situação.


Se o benefício exigir prova de vida após março de 2020, os prazos foram escalonados e o procedimento será feito de modo gradual, evitando a formação de aglomerações nos bancos.

A portaria ministerial estabeleceu o seguinte cronograma de comparecimento dos segurados do INSS:


Mês de vencimento da prova de vida Prazo previsto

  • Março e abril de 2020 Junho de 2021
  • Maio e junho de 2020 Julho de 2021
  • Julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
  • Setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
  • Novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
  • Janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
  • Março e abril de 2021 Dezembro de 2021


Cabe um alerta para os convocados por meios digitais/Internet, já que o INSS iniciará a rotina de bloqueios por aqueles que não fizeram sua comprovação pela tecnologia do reconhecimento facial (uma selfie enviada pelo celular, por exemplo), a qual pode-se fazer pelo aplicativo ou pelo portal “Meu Inss” e pelo portal “Gov.br”.


(Blastingnews) aí