quarta-feira, 26 de maio de 2021

Maracanaú consegue liberação do Estado e avança para a fase 3 da vacinação contra a Covid-19


Maracanaú avança a partir desta quarta-feira, 26, para a fase 3 da vacinação contra a Covid-19, quando irá divulgar a primeira relação dos maracanauenses a serem vacinados que possuem comorbidades e estão na faixa etária de 55 a 59 anos. A liberação para a fase 3 da campanha de vacinação ocorreu após solicitação formal feita pela Prefeitura de Maracanaú junto à Secretaria de Saúde do Estado – Sesa e também ao Ministério Público, pedindo a alteração de meta populacional com o objetivo de acelerar a vacinação contra o Coronavírus no Município e avançar para a fase 3. 

A Sesa, por meio da Área Descentralizada de Saúde – ADS 3, autorizou administrativamente e atendeu à solicitação da Prefeitura, com o apoio do Ministério Público. 


Percentuais – Maracanaú estava impossibilitado de passar da fase 2 para a fase 3 em virtude de uma determinação da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), formada por Estado e municípios cearenses, em que cada cidade tem que cumprir mais de 90% de aplicação da primeira dose (D1) das vacinas contra a Covid-19 em cada uma das faixas etárias e grupos populacionais. A gestão municipal está empreendendo todos os esforços para divulgar e garantir a vacinação de todos os grupos, com campanhas educativas e informativas, abertura dos postos de saúde no fim de semana, busca ativa e mobilização dos profissionais de saúde, além de outras ações estratégicas como o drive-thru de vacinação.  Mesmo assim, uma pequena parcela do público não comparece para se vacinar contra a Covid-19. 


Balanço - No total, até esta terça-feira, 25, o Município já realizou a vacinação de 27.757 pessoas com primeira dose da vacina. Das 42.756 recebidas para aplicação de D1, 10.245 doses já estão com a Secretaria de Saúde de Maracanaú e reservadas para atender a fase III, o que representa 82% do total do público a ser vacinado nesta nova etapa que inicia amanhã. De acordo com as doses já recebidas, vão ser contempladas inicialmente as pessoas com Síndrome de Down, doentes renais crônicos que fazem hemodiálise, pessoas com comorbidade (na faixa etária de 55 a 59 anos) e pessoas com deficiência permanente cadastradas no benefício de prestação continuada (BPC), também na faixa de 55 a 59 anos. A Prefeitura irá divulgar amplamente quando a vacinação na fase 3 contemplar outras faixas etárias e grupos populacionais, conforme novas doses forem recebidas pelo Município.