sexta-feira, 21 de maio de 2021

Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice-prefeito de Guaraciaba do Norte



A juíza eleitoral da 74ª zona eleitoral cassou nesta sexta-feira, 21, o mandato do atual prefeito de Guaraciaba do Norte, bem como o do vice-prefeito. Para a magistrada, houve abuso do poder econômico. Narra a inicial que o prefeito eleito, Antônio Adail Machado Castro, teria ofertado ao senhor Jheffeson Clodoaldo a quantia de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para desistir de sua candidatura ao cargo de vereador e que apoiasse a candidatura dos "situacionistas" (Adail Machado e Regivaldo Melo).

 

Após a apresentação de prints de conversas no processo, bem como depoimentos testemunhais e áudios apresentados, para a magistrada ficou comprovada a compra de apoio político consistente em uma manobra para incrementar ilicitamente o capital político de determinado candidato, por meio do abuso do poder econômico, atraindo pessoas com representatividade popular considerável para fortalecer a futura campanha eleitoral, uma vez que o acerto pode ser feito em momento anterior ao próprio registro de candidatura.

 

Ao final de sua sentença, a magistrada cassou os mandatos eletivos do pleito de 2020 de Antônio Adail Machado Castro e Regivaldo Melo Cavalcante, para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do município de Guaraciaba do Norte/CE, respectivamente, declarando ainda inelegível apenas o atual prefeito para as eleições seguintes que se realizarem no prazo de 08 (oito) anos. Da decisão ainda cabe recurso ao TRE/CE.