terça-feira, 18 de maio de 2021

Covid-19: Para além das dores, a expressão do caos


A situação da Covid-19 em Crateús, no interior do Ceará, tomou proporções enormes e parece estar fora de controle. A força da transmissão do vírus e o avanço da doença exigem uma ação de enfrentamento a esta tragédia sanitária que tem deixado um rastro de dor, sofrimento e muitas vítimas. A expressão do caos. 


É preciso interceptar com urgência a transmissibilidade do coronavírus e se faz cortando na ponta. É de conhecimento de todos que o hospital é o local apropriado para tratamento dos casos mais agudos da doença. Portanto, por mais que o Hospital de Referência São Lucas esteja estruturado, ampliado e bem postado com seu corpo clínico, não vai conseguir comportar e ter resolutividade para a excedente demanda local e regional. É necessária a criação de uma espécie de filtro no sistema local de saúde. Se não a situação nas unidades vai estrangular em todos seus serviços e não adianta bradar, "o hospital colapsou". Não foi o hospital, é o modelo de enfrentamento que precisa ser reorientado com urgência. 


Para interceptar o novo coronavírus é preciso fazer rastreamento dos casos suspeitos, isolamento dos casos confirmados e tratamento acessível para os casos leves. Além disso, é preciso promover distanciamento social, fazer uso maciça de máscaras, realizar educação permanente, disponibilizar insumos para higienização pessoal, realizar a desinfecção dos locais de grandes fluxos e adotar o lockdown para lacrar o vírus. Essas e outras tomadas de decisões são necessárias para conter o avanço desta terrível enfermidade. 


Sabemos que são medidas difíceis, que impactam na vida de todos, mas só elas darão resultados e salvarão vidas. Se não fizermos isso, continuaremos somando tristeza em forma de vidas perdidas. É uma guerra! Os cuidados e a seriedade com que devemos usar nossas armas devem ser adotados por todos. 


É  hora de encarar as falhas sem querer saber quem são os culpados. Estamos juntos pela vida dos nossos irmãos. 



Moacir de Sousa Soares


Pedagogo, Psicólogo, Sanitarista, Mestre em Saúde Pública e  Ex-Secretário de Saúde de Crateús