segunda-feira, 3 de maio de 2021

Chapa “ABI: luta pela democracia” é eleita e tem cearense pela primeira vez


A chapa “ABI: luta pela democracia” , das eleições da Associação Brasileira de Imprensa, foi eleita com 127 votos nesta sexta-feira, 30 de abril.

Houve quatro votos nulos. A eleição, com chapa única, teve por objetivo preencher um terço do Conselho, como acontece anualmente. Os trabalhos foram conduzidos pela Comissão Eleitoral eleita na Assembleia Geral Ordinária do dia 29 de abril.


Com 30 integrantes — 15 efetivos e 15 suplentes — a chapa “ABI: luta pela democracia” dá continuidade ao movimento que em 2019 mobilizou centenas de jornalistas e trouxe a ABI de volta às suas bandeiras históricas, como a defesa do Estado Democrático de Direito, da liberdade de imprensa e de expressão, e do patrimônio nacional. Eleita para o período 2021/2024, a chapa vai ser empossada no dia 13 de maio, quinta-feira, às 15 horas.


O Ceará tem um representante na chapa que é o presidente da Associação Cearense de Imprensa, Salomão de Castro.  “O Ceará passa a contar com representação no Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa. Somos o segundo estado do Nordeste a estar no colegiado, ao lado de Pernambuco. Pretendemos levar pautas de interesse dos jornalistas cearenses e nordestinos para a centenária ABI, que vive um momento de renovação desde 2019, em defesa das causas democráticas e das liberdades de imprensa e de expressão”, explica Salomão de Castro, eleito para o Conselho Deliberativo da ABI.