segunda-feira, 24 de maio de 2021

Audiência pública vai debater Operação Carro-Pipa nos Inhamuns e no Ceará

O deputado Audic Mota (PSB) requereu e a Assembleia Legislativa vai realizar, na próxima quarta-feira, 26, às 14 horas, audiência pública para debater a Operação Carro-Pipa nos municípios da região dos Inhamuns e no Estado do Ceará. O acesso do público ao evento será remoto, por meio da TV Assembleia e mídias sociais da Casa.


O objetivo, segundo o parlamentar, é discutir pontos como: a mudança de mananciais na captação de água potável para abastecimento das comunidades, o sistema de monitoramento da operação, por meio de aparelhos específicos, o atendimento aos prestadores de serviços e a burocracia que envolve o cadastramento dos pipeiros.


A Operação Carro-Pipa auxilia na distribuição de água em regiões que passam por longos períodos de escassez. Suas funções se concentram na Região Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. A água chega às comunidades rurais e urbanas, em caminhões-tanques. 


No Ceará, a operação fica sob a responsabilidade do 40º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, sediado no município de Crateús. Para lá, são encaminhadas questões reivindicatórias da população assistida pelos serviços de abastecimento.