sexta-feira, 7 de maio de 2021

A Wikipédia criou página sobre a história e legado de Roberto Cláudio

 


A cidade de Fortaleza passou por profundas mudanças no período da gestão do prefeito Roberto Cláudio (2013-2020). A mobilidade na cidade foi sem dúvida a maior realização. Em seguida foi a implantação da Escola em Tempo Integral, colocando Fortaleza entre as cidades com melhores índices na educação. O ex-prefeito construiu ainda uma rede de saúde, contemplando a atenção básica até o atendimento de alta complexidade ao dotar todos os bairros com postos de saúde, ampliar os hospitais regionais tipo frotinhas e gonzaguinhas, construir um novo IJF.


Não é fácil criar uma nova face numa metrópole com população de 2 milhões 687 mil habitantes, onde a grande maioria mora em comunidades carentes. Roberto Cláudio trabalhou para atender todas as famílias vulneráveis. Sua maior obra foi entender que era necessário criar os “centrinhos”; o comércio nos bairros. Hoje, moradores de um bairro não precisam se locomover de carro ou coletivos para fazer compras. É possível viver no próprio bairro suprindo as necessidades do vestuário aos alimentos. 


O Ceará tem cerca de 9 milhões e 187 mil habitantes, 1/3 vivem na capital. Roberto Cláudio administrou com êxito, recriando ou refundando uma cidade que até então não tinha Planejamento, olhar para seu crescimento e oferta de educação, saúde e urbanismo. Os binários, as faixas de pedestres, ciclofaixas para pedestres e ciclistas, faixas exclusivas para ônibus, taxas, túneis e viadutos revolucionaram Fortaleza, criando o deslocamento rápido e o fim dos engarrafamentos. Um dado. Fortaleza é a cidade brasileira onde mais se utiliza transportes alternativos como a bicicleta. 


A Wikipédia, que é uma enciclopédia virtual, abre debate sobre pessoas que cravam suas vidas como fazedoras e construtoras de coisas marcantes. Sem dúvida o ex-prefeito Roberto Cláudio, deixou um legado. O reconhecimento de uma gestão virtuosa faz parte do debate no momento em que se pode apontar nomes para ajudar uma comunidade a prosperar e uma cidade ou estado construir uma estrutura que ofereça qualidade de vida melhor e oportunidades de trabalho. 


Fazer muito com poucos recursos, exige capacidade, talento. Para reerguer Fortaleza, o ex-prefeito Roberto Cláudio se associou a entidades, elaborou projetos, buscou recursos, executou e atingiu metas. Seu maior legado ao final foi ter entregue o Planejamento Fortaleza 2040, uma forma primorosa de manter uma cidade com capacidade de debater e construir seu futuro, sempre com olhar social, econômico e, principalmente, oferecendo qualidade de vida, saúde, educação, mobilidade, preservando seus valores, história e cuidando dos moradores.