segunda-feira, 26 de abril de 2021

Vereadores de Palmacia pedem apoio da UVC para inclusão de trabalhadores do SUAS no Plano Estadual de Vacinação contra Covid-19


Vereadores de Palmacia, através da Vereadora Maiara Campos enviaram ofício à União dos Vereadores de Câmaras de Vereadores do Estado do Ceará para se manifestar em defesa da inclusão dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social no Plano Estadual de Vacinação. 


O cenário atual demonstra a urgência de intervenções sociais nos avassaladores efeitos colaterais da pandemia, tais ações tem sido realizadas pelos trabalhadores da Assistência Social de forma incansável e ininterrupta desde o início da pandemia, sem o devido reconhecimento e condições básicas de segurança sanitária para executar suas ações. 


A Assistência Social foi considerada serviço essencial no controle da pandemia através da Lei Federal N° 14.023/2020 e desde então os trabalhadores dessa importante política pública são expostos à contaminação pelo vírus da COVID-19 em contato permanente com a população mais vulnerável e diretamente afetada pela pandemia, sobretudo pelo desemprego e empobrecimento em massa dos trabalhadores. 


Além da atuação direta com novas medidas de enfrentamento a pandemia promovidas pelo Governo do Estado como Vale Gás, Expansão do Cartão Mais Infância, dentre outras de âmbito municipal que exigem contato direto com a população e mais risco de contaminação. 


Fato este que tem gerado o adoecimento de grande continente de força de trabalho do SUAS e demanda intervenção urgente e reconhecimento do estado para inclusão imediata desses trabalhadores no Plano Estadual de Vacinação. 


São apenas 17.586 trabalhadores para dar conta da crescente demanda alastrada pela pandemia, os serviços, programas e demais ações não puderam parar e nem há possibilidade de trabalho protegido exclusivo por meio remoto. Mas falta o reconhecimento do Governo do Estado e sensibilidade para compreender a urgência de proteger os profissionais que tem se desdobrando para que a "UTI social" da pandemia não acabe fechando as portas e vitimizando ainda mais seus profissionais. 


Como representantes dos vereadores de todo o estado, torna-se imprescidivel que a UVC se manifeste em defesa dessa causa, considerando que nós vereadores estamos mais perto do povo que elege todos as autoridades políticas e sabemos as dores de cada um de perto. Além de termos o reconhecimento da importância da Assistência Social na pandemia.


O Presidente da Câmara dos Vereadores de Palmacia Júnior Holanda apoia essa causa e pede apoio da UVC para que esta demanda chegue até o Governador Camilo Santana.