quinta-feira, 22 de abril de 2021

Pioneiro em Linguagem Simples e Direito Visual na comunicação jurídica, Ceará fecha parceria com Governo de São Paulo

 



São 1671 notificações de dívida ativa sendo enviadas aos contribuintes, além da atualização do Portal do Contribuinte da PGE-CE. Esses são processos que tiveram aplicação de Direito Visual e Linguagem Simples, técnicas de comunicação utilizadas para melhorar e tornar mais efetiva e de fácil compreensão a comunicação entre o setor público e a população, e que mostram o pioneirismo do Estado do Ceará na modernização de sua comunicação judicial.



As mudanças na PGE-CE estão sendo aceleradas pelo Íris. Camily Cruz, procuradora-geral Executiva de Consultoria e Contencioso Tributário, relata que, desde 2019, o órgão tem adotado medidas para simplificar a regularização de dívidas. “A parceria entre o Íris e a PGE veio para fortalecer e potencializar as ferramentas utilizadas pela Procuradoria, ao garantir uma linguagem mais simples e acessível aos contribuintes”.


Mariana Zonari, gestora de Inovação Jurídica do Íris, destaca que "o estado do Ceará é pioneiro no Brasil nas ações de Direito Visual e Linguagem Simples. E isso tem conexão direta com a missão do Íris, de acelerar o processo de transformação digital do Estado". O Governo do Ceará, inclusive, com essa ação, já vinha se antecipando à Lei Federal 14.129, de 29 de março de 2021, que dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública. "Recentemente, inclusive, a Lei de Governo Digital reconheceu o uso de linguagem clara e compreensiva a qualquer cidadão como diretriz e princípio de Governo Digital", pontua.




Devido a essa expertise, o Governo do Ceará firmou parceria com o Governo de São Paulo para que a equipe da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) passem por oficinas de capacitação para utilizar a Linguagem Simples e o Direito Visual na elaboração de documentos que sirvam de modelo para boas práticas na comunicação jurídica. “Teremos muito prazer em trocar experiências nesta cooperação com o Ceará. Estamos nos ajudando e esse é o grande segredo para o sucesso da nossa parceria”, afirma a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Lia Porto, em fala durante evento que firmou a parceria entre os governos do Ceará e de São Paulo.

Os agentes serão capacitados para aplicar Linguagem Simples e ferramentas de Design Jurídico e Direito Visual, desenvolvendo metodologias ágeis na administração pública. Também serão trabalhados temas como Inovação na Gestão Pública e Transformação Digital. “A parceria com a PGE de São Paulo tem como objetivo principal repassar a expertise do Íris em temas relacionados à inovação jurídica e trocar experiências, aumentando a eficiência de todos os órgãos”, conclui Mariana Zonari. Durante os próximos 12 meses, um grupo de procuradores passará por oficina e participará de eventos sobre o uso de metodologias ágeis na administração pública.


Com a participação direta do Íris, o Governo do Ceará já colabora diretamente na modernização da Procuradoria Geral do Estado (PGE-CE). Agora, devido ao seu pioneirismo, iniciará capacitação com os agentes da Procuradoria Geral de São Paulo (PGE-SP).