sexta-feira, 30 de abril de 2021

Falta segunda dose porque o Ministério da Saúde mandou usar estoque de reserva como primeira dose


A Prefeitura de Fortaleza esclarece que o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, segue cumprindo logística proporcional ao recebimento de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. 


Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a titular da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Estela Leite, informou que o Ministério da Saúde orientou, em 21 de março, a aplicação como primeira dose de todas as vacinas enviadas, mesmo que destinadas inicialmente para segunda dose. Assim, em Fortaleza, esse número representa um quantitativo de 38.872 pessoas da segunda fase, que aguardam o envio de novos lotes, para completar o esquema vacinal com a segunda dose.


O intervalo entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac é de 28 dias. No entanto, o Ministério da Saúde diz que, caso a segunda dose não possa ser administrada na data prevista, um novo esquema vacinal não deve ser iniciado. Portanto, as pessoas devem aguardar o envio de novas doses para concluir o seu processo de vacinação. 


Ainda durante a transmissão, a Ana Estela atualizou o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Até o momento, 418.173 pessoas receberam a primeira dose das vacinas disponíveis, dentre as quais 225.855 foram contempladas com o reforço assegurado pela segunda dose.