sexta-feira, 30 de abril de 2021

Camilo anuncia fim do lockdown aos fins de semana, mas mantém toque de recolher

 


O governador Camilo Santana (PT) anunciou há pouco que o comércio e atividades religiosas voltam a funcionar aos fins de semana. O funcionamento dos estabelecimentos será das 10h às 15h. Em shoppings, o horário é de 12 às 17 horas. Eventos religiosos também estão permitidos, também em horário reduzido. O anúncio foi feito em live com o secretário da Saúde, Dr. Cabeto. O novo decreto será publicado neste sábado, vigência a partir da próxima segunda-feira (3).

O toque de recolher continua vigente tendo início às 20h, todos os dias. O funcionamento do comércio em dias úteis também não sofreu alteração.

 

O secretário da Saúde, Dr. Cabeto reforça que a segunda onda da pandemia está muito mais agressiva com um volume 40% maior de atendimentos para covid-19 nas unidades de saúde do Ceará. Apesar disso, ele vislumbra nos dados da pandemia um pequeno recuo da pandemia. Ele diz que os resultados dos exames de covid-19 apontam uma redução na circulação do novo coronavírus em todas as regiões do Ceará. A exceção é o Sertão Central, que continua mantendo um platô, mas com viés de queda.

Com os dados em mãos, o comitê de saúde que elabora as estratégias de enfrentamento à covid-19 se sentiu confortável para autorizar esse passo rumo à normalização da atividade econômica.

O titular da Sesa diz que comportamentos inadequados da população, como realização de festas clandestinas, falta de higienização e não uso de máscara podem desencadear novos surtos de covid-19. “Melhoramos os números, mas ainda temos uma situação de muito alerta”, reforça o governador Camilo Santana (PT).