domingo, 25 de abril de 2021

Cabeto se tornou o elemento chave no combate a pandemia no Ceará

 



Não se pode deixar de reconhecer a coragem e determinação do Dr. Cabeto ao longo dos 14 meses de pandemia de Covid-19. Ele mostrou até aqui ser um profissional de saúde, não só secretário de Estado. Imagine leitor, você no lugar dele, cumprindo rotina diária, onde se toma decisões com largo alcance sobre vidas. O papel do Dr Cabeto é de um líder moderno de milhares de profissionais de saúde onde sua bagagem profissional oferta a causalidade de estar liderando asm processo que não estava nos seus planos. Cabeto foi para o governo com o firme propósito de implantar um projeto de modernização e interiorização da Saúde, agilizando o atendimento primário e construindo uma rede regional de hospitais de ponta. 


O combate ao Coronavírus é algo  complexo, por ser uma crise sanitária sem precedentes, superando epidemias do passado como a varíola, gripe espanhola, cólera e tuberculose. A capacidade de avaliar protocolos para tratar pacientes com diversos perfis, comorbidades e ansiedades é fator determinante para tornar o secretário de saúde cearense protagonista de um time virtuoso de médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e servidores vocacionais para salvar vidas.



No Ceará, o governador Camilo Santana está contando com um agente provado até está se notabilizando meritório agente público. O médico dos milionários, dos famosos, desceu de patamar e abraçou com o coração o povão, oferecendo conhecimento, capacidade de decisão e amor aos doentes. Cuidar de doentes com as mais diversas matrizes não é fácil, é como fracionar um remédio entre obesos e cardíacos, diabéticos e transplantadas. Um desafio!


O isolamento social, nocivo à economia e a setores de eventos e alimentação fora de casa, é o remédio para evitar a tragédia maior. Imagine como seria sem as restrições! Você abrindo a porta de sua casa e tendo que passar por sobre cadáveres vítimas do Coronavírus ? O Dr Cabeto é o único secretário de Saúde que não deixou o cargo em todo o país, não fugiu e cresceu como ser humano é médico.