sexta-feira, 30 de abril de 2021

Audic Mota propõe alfabetização digital para alunos com deficiência nas escolas estaduais



O deputado Audic Mota apresentou projeto lei que institui a Política Estadual de Alfabetização Digital da rede pública. A iniciativa viabilizaria o pleno acesso de estudantes com deficiência, professores e gestores escolares às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).


Por alfabetização digital, entenda-se a habilitação que permitirá aos estudantes o uso e o domínio das tecnologias de acesso, manejo, avaliação de informações, construção de novos conhecimentos e comunicação, visando a plena e ativa participação na sociedade.


O objetivo é, ainda, sensibilizar os estudantes com deficiência sobre a importância do domínio das tecnologias digitais para a sua formação escolar, pessoal e profissional. Isso de daria, por exemplo, com a oferta de programas de formação de professores e de gestores, visando desenvolver novas metodologias de ensino e de aprendizagem, integrando as tecnologias digitais aos processos educativos, de forma criativa e construtiva.


“Na contemporaneidade, as tecnologias digitais são concebidas como possibilidades de desenvolvimento de um novo paradigma educacional. Os recursos tecnológicos podem ser usados na educação com o objetivo de aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem, propiciando atividades pedagógicas diferenciadas e em constante renovação. Nesse contexto, evidencia-se a questão do processo de inclusão dos estudantes com deficiências”, justifica o deputado Audic Mota