domingo, 11 de abril de 2021

100 dias de gestão: ampla vacinação contribui para renovar a esperança da população fortalezense

 


Uma das ações que mais caracterizam o esforço da gestão do prefeito José Sarto, em seus primeiros 100 dias, para superar a pandemia é a ampla vacinação nos grupos prioritários, à medida em que as doses da vacina são recebidas. Para garantir o alcance do maior número de pessoas possível, a Prefeitura de Fortaleza executa estratégias para ampliar a logística da campanha contra a Covid-19, inclusive com mutirões, e conta com o trabalho e competência dos profissionais de saúde.


"Fortaleza é recordista em vacinação. E aqui vai meu reconhecimento e meu abraço. Parabéns a toda a equipe de saúde de um modo geral, desde quem carrega o paciente a quem dirige a ambulância do Samu, ao médico que atende diretamente, à fisioterapia, todos, todos. Nós conseguimos vacinar em três dias, quase 90 mil pessoas aqui em Fortaleza. Isso mostra a competência que têm as nossas equipes em, chegando a vacina, celeremente a gente vacinar", enfatizou o prefeito.


Balanço da campanha


Desde a chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 em Fortaleza, no dia 18 de janeiro, a Rede Municipal de Saúde tem vacinado de forma célere os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização. Até 9 de abril, 348.237 pessoas receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 112.097 já estão contempladas com o reforço assegurado pela segunda dose, administrada dentro do prazo adequado. Atualmente, a Capital já iniciou a fase 2 de vacinação.


As estratégias e a logística são definidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e executadas de acordo com a quantidade de vacinas que o Município recebe. Na fase 1, 100% das pessoas com deficiência acima de 18 anos institucionalizadas, dos idosos acima de 60 anos institucionalizadas e dos indígenas foram vacinados com as doses 1 e 2.


Com relação aos idosos acima de 75 anos, a meta estipulada no Plano de Vacinação de Fortaleza de contemplar 87.769 pessoas. E 101.308 foram beneficiadas, ou seja, mais de 115% do que estava previsto para a Capital.


Nessa fase estão também os trabalhadores da Saúde, cuja meta para o Município é vacinar 122.798 pessoas. Foram alcançados pouco mais de 80 mil, número que representa mais de 65% dessa meta. No momento, a vacinação para os trabalhadores da saúde está suspensa devido a uma decisão judicial.


Segunda fase


Já a fase 2, que contempla os idosos acima de 60 anos, já atingiu mais de 165 mil pessoas. Essa fase está sendo marcada por dias com recordes de aplicação. Somente entre 1º e 4 de abril, foram aplicadas 87.784 vacinas, alcançando 50% do público prioritário da segunda fase da campanha de vacinação com a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis. No período, a população-alvo contou com 65 locais de vacinação, sendo 58 postos de saúde, três policlínicas e quatro centros de vacinação.

A segunda etapa está ocorrendo de forma gradual e escalonada, desde o dia 22 de março. Foi iniciada pelos idosos de 74 anos e, agora, estão sendo vacinados os idosos a partir de 62 anos.


Agendamento


Todas as vacinações são realizadas mediante agendamento prévio, cujo cumprimento da data e do horário estipulado configura importante medida preventiva contra a disseminação viral. Os cidadãos cadastrados na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), são convocadas no momento em que sua faixa etária estiver contemplada, basta guardar o contato da Prefeitura. Aqueles que não possuem acesso à internet vêm sendo convocados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família, por meio de busca ativa. Os agendamentos podem ser acompanhados no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.