terça-feira, 9 de março de 2021

SESI Ceará e United Way se reúnem para ampliar programa de primeira infância

No dia 04/03, a superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Veridiana Soárez e a gerente da Unidade de Saúde e Segurança da Indústria, Kassandra Morais, participaram de reunião virtual promovida por iniciativa da United Way - maior organização de filantropia do mundo - em parceria com o SESI e com o Great Place to Work (GPTW).

A reunião teve como objetivo apresentar as iniciativas voltadas à mobilização do setor privado na promoção do desenvolvimento infantil. Na primeira infância (0 a 6 anos) acontecem os principais marcos do desenvolvimento humano e, por isso, essa fase da vida é considerada prioridade já que, durante esse período, forma-se a base do adulto.

Poucos investimentos são tão lucrativos quanto os realizados nos seis primeiros anos de vida. Segundo James Heckman, prêmio Nobel de Economia de 2000, aportar recursos em programas voltados às crianças garante, anualmente, 13% de retorno às diferentes populações, porque isso gera diminuição de gastos com saúde, educação e assistência social.

Com base nessas informações e nos achados científicos, a United Way Brasil convidou o SESI e o GPTW para unir esforços e apoiar a primeira infância no Estado do Ceará.

Vale ressaltar, ainda, que existem várias evidências, a partir das práticas de diversas corporações, que reforçam ser vantajoso definir políticas internas que apoiem o desenvolvimento infantil, não só para a sociedade, no presente e futuro, como também para as próprias empresas, em curto prazo.

"Sabemos que a indústria é uma forte formadora de opinião. Nosso desejo é fazer com que ela participe deste projeto, que ela tome para si a responsabilidade  de também cuidar da primeira infância das crianças. Mesmo porque, isso traz um retorno enorme para as empresas, uma mãe que está trabalhando e sabendo que o seu filho está bem cuidado, acolhido e desenvolvido da forma que precisa, vai trabalhar feliz e vai ter uma produtividade melhor", afirmou Veridiana Soárez.