segunda-feira, 15 de março de 2021

SENAI Ceará reabre Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios


Com a segunda onda de infecções por coronavirus em todo o país, o Ceará enfrenta lotação em hospitais e leitos de UTI em todas as regiões do estado. Para reforçar o combate à pandemia e os cuidados com pacientes internados, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) reabriu, no sábado (13/3), a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios, instalada em 2020, no SENAI Jacarecanga. Com a diminuição dos casos, o funcionamento da estrutura havia sido suspenso.

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, determinou a reabertura por solicitação do secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto. A Central será mantida em operação enquanto perdurar a atual situação de crise aguda da pandemia de Covid-19 no Ceará.

"Temos aqui toda a nossa equipe técnica do SENAI Ceará, que é maravilhosa, competente e guerreira e dará conta do recado", afirmou o diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda. A Central do SENAI Ceará, desde sua criação, foi reconhecida como uma das estruturas com mais eficácia entre todas do Brasil.

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da Covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. Nacionalmente, os aparelhos estavam sem uso e foram restaurados graças à união de 28 instituições e empresas. A maioria dos equipamentos restaurados precisava de novas peças para voltar a operar.