domingo, 14 de março de 2021

Paracuru na guerra contra a Covid-19

Nas últimas 24 horas, Paracuru, a 75 quilômetros de Fortaleza, recebeu pedido de ajuda de um município vizinho, no sentido de acolher paciente acometido pela Covid-19, além de outras três cidades, devido a carência de oxigênio nas unidades de saúde, frente a alta demanda gerada pela pandemia. É que a Santa Casa de Paracuru dispõe de uma usina de oxigênio, além de 5 balas de oxigênio, consideradas suficientes para suprir as necessidades dos 14 leitos destinados a pacientes que contraíram o coronavírus. Atualmente, 8 estão internados na unidade. 

De acordo com o Secretário de Saúde de Paracuru, Ângelo Nóbrega, essas balas de oxigênio que Pacacuru dispõe atendem de forma confortável a demanda local, dentro de uma situação de normalidade. “O problema é que a pandemia nos surpreende a cada dia, portanto, o estado crítico que a gente acompanha nos outros municípios, pode acontecer com a gente também, a qualquer hora. Tá todo mundo no mesmo barco. Graças a Deus que temos essa usina, o que nos deixa no momento, numa situação suportável”, ressalta. 

Devido a grande demanda de pacientes nesses municípios, frente a carência de oxigênio nas distribuidoras que não estão conseguindo fornecer o produto diante de unidades de saúde superlotadas, essas demandas chegam a Paracuru por meio da Área Descentralizada de Saúde de Caucaia, que funciona como uma espécie de Central de Leitos regionalizada.

“É hora de todos darmos as mãos e ajudarmos uns aos outros na medida do possível. É hora de todo o Estado unir forças contra esse terrível vírus e resguardar ao máximo a vida dos nossos irmãos e irmãs cearenses. O Governador não tem medido esforços para combater a pandemia e é hora de todos os cidadãos e cidadãs vestirem a mesma camisa no combate ao Coronavírus e cada um fazer a sua parte”, enfatizou o prefeito de Paracuru, Wembley Beim (PDT).

Na última quarta-feira (10), o prefeito entregou 5 respiradores a Santa Casa de Paracuru, como uma das ações de enfrentamento a pandemia, em parceria com o Governo Federal. O investimento é avaliado em R$190.000,00. Além disso, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que atuam na linha de frente do combate à pandemia, receberam treinamento sobre a abordagem clínica da COVID-19 na atenção primária à saúde.