sábado, 6 de março de 2021

Pacientes que usaram o Elmo contam como o equipamento fez a diferença na recuperação

O capacete de reprodução assistida Elmo vem salvando vidas em hospitais do Ceará, Alagoas, Goiás, Mato Grosso e Amazonas. Criado no Ceará para tratar pessoas em situação leve, moderada e em alguns casos, em estado grave da Covid-19, o Elmo diminui em até 60% as necessidades de intubação e pode ser aplicado também nas UPAs.

Os protótipos do Elmo foram desenvolvidos no Instituto SENAI de Tecnologia (IST), e os testes clínicos, testes de usabilidade e primeiros treinamentos foram realizados no Laboratório Elmo, construído no SENAI Jacarecanga. FIEC e SENAI aportaram os recursos financeiros iniciais para confecção dos protótipos e criação do Laboratório Elmo. Também parceiro, o SESI Ceará investiu na compra dos acessórios do equipamento.

O Elmo é um mecanismo de respiração artificial não invasiva, por meio de uma cápsula de PVC e silicone com conexões, e com a grande vantagem do baixo custo, e ainda ser desinfectado e reutilizado.

Acomodado ao pescoço do paciente, hermeticamente fechado por um colar macio, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação e com total proteção aos profissionais de saúde. Dentro do capacete, se consegue zerar a taxa de CO2, o que permite uma oxigenação pura.

O Elmo foi pensado pelo superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Marcelo Alcantara. Uma força tarefa multidisciplinar foi montada para executar o projeto e envolveu o Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), ESP, a FUNCAP, FIEC, SENAI-CE, UFC e Unifor, com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

"Sou a prova viva que ele funciona" - Franciné Braga

"Muita gratidão a todos que desenvolveram o Elmo em especial à FIEC e ao SENAI que fizeram a doação. Eu sou a prova viva que ele funciona mesmo. Fiquei 7 dias na UTI da Unimed usando o Elmo e 2 dias no quarto em recuperação. Não precisei ser intubado graças a esse equipamento inovador. Hoje estou totalmente curado".

"Elmo salva vidas!" - Alexandre Caldas Bezerra

"Comecei a sentir os sintomas da COVID-19 no dia 31 de janeiro. Fui internado em 11 de fevereiro, usando um cateter de oxigênio com volume de 5 litros. A saturação não melhorava, até que me apresentaram o Elmo. Aceitei o desafio. Logo durante o primeiro uso a saturação já chegava a 100, o que se consolidou após as novas intervenções com o Elmo. O cateter foi reduzido para 1 litro de oxigênio e no sétimo dia de internação foi retirado definitivamente. Após 2 dias respirando normalmente sem qualquer auxílio recebi alta. Agradeço a todos os envolvidos na criação, produção e investimento no Elmo, especialmente a FIEC e ao SENAI/SESI. Ele mudou completamente meu quadro clínico e certamente está trazendo impactos positivos na luta contra o vírus. Elmo salva vidas!!!

Uso na rede pública e privada

Cada UPA vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu cinco capacetes para a utilização nos pacientes dos setores Covid-19, totalizando 30 unidades do suporte. Ao todo, das 42 UPA’s espalhadas pelo Ceará, seis são vinculadas à Sesa e administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Fortaleza. Durante o mês de fevereiro, equipes multiprofissionais das unidades foram treinadas para implantar os protocolos de uso do Elmo em pacientes que recebem a indicação para o tratamento.

"A Unimed criou uma ala somente para uso do Elmo e hoje são mais de 65 pacientes usando o equipamento. Aproximadamente 60% desses pacientes não necessitam ser intubados, que é um ganho fantástico", relata o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

Com o intuito de ampliar o uso do Elmo, a FIEC por meio do SENAI-CE  doou esses equipamentos para o Governo do Estado, hospitais e prefeituras do Estado do Ceará. O Governo do Estado recebeu 250 unidades em dezembro de 2020, em solenidade no Palácio da Abolição com a presença do governador Camilo Santana; do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; do Secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Rodrigues (Dr. Cabeto); do diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; e do superintendente da ESP, Marcelo Alcantara.

As prefeituras de Juazeiro do Norte, Maracanaú, Chaval e Barroquinha também receberam unidades, assim como o Hospital Geral do Exército. A empresa Esmaltec do Grupo Edson Queiroz já está produzindo o equipamento Elmo em larga escala.

Isenção de ICMS

Após articulação da Secretaria da Fazenda, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou, por unanimidade, com abrangência em todo o território brasileiro, proposta do Governo do Ceará para isentar de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) o capacete de respiração assistida Elmo. A decisão foi tomada na sexta-feira (26/2) durante reunião extraordinária virtual do Conselho, que reúne secretários da Fazenda dos estados e do Distrito Federal.