quarta-feira, 3 de março de 2021

Observatório da Indústria da FIEC lança estudo que mapeia tecnologias emergentes da indústria da saúde

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) lançou um novo estudo com o objetivo de subsidiar o desenvolvimento da indústria cearense. Trata-se do Radar Tecnológico e em sua edição de estréia focou na Indústria de Saúde, mais especificamente nos segmentos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. O Radar Tecnológico tem o intuito de tornar público e aprofundar o conhecimento das empresas acerca de tecnologias de destaque e de temáticas estratégicas, a partir da análise de patentes e de estudo de mercado.

A pesquisadora do Observatório da Indústria da FIEC, Mariana Biermann, explica que a publicação traz um mapeamento do cenário de patentes para identificar tecnologias emergentes e consolidadas, assim como caracterizar a evolução dessas tecnologias. A ideia, segundo ela, é fornecer informações que possam auxiliar os empresários a tomarem decisões mais assertivas e contextualizadas com cenários de desenvolvimento tecnológico e de mercado nacional e internacional.

"O Radar Tecnológico versa sobre a aplicação estratégica do conhecimento sobre patentes e as principais temáticas patenteadas, assim como o estudo mercadológico e o direcionamento acerca dos principais players na área", esclarece. 

Além de empresários, o Radar Tecnológico é destinado também a interessados em pesquisa, desenvolvimento e inovação, especialistas em mapeamento de nichos de mercado, pesquisadores e o público em geral. Por isso, a publicação traz uma linguagem acessível e um glossário que facilita o entendimento do conteúdo.

"O Radar Tecnológico representa uma ferramenta para fortalecer a indústria e incentivar o desenvolvimento socioeconômico do Estado, auxiliando as empresas cearenses a se tornarem mais alinhadas à dinamicidade do mercado e promovendo a inovação como um diferencial", ressalta a pesquisadora. 

A publicação Radar Tecnológico para a Indústria da Saúde, com foco em Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria, está disponível gratuitamente no site do Observatório da Indústria da FIEC e pode ser acessada AQUI. A próxima edição do radar deve ser lançada no segundo semestre de 2021 e deverá contemplar a Indústria da Saúde, nos segmentos de Biofármacos, Farmoquímicos e Farmacêuticos. As temáticas de publicações futuras serão selecionadas a partir de necessidades estratégicas do setor industrial que tenham sido mapeadas.