quarta-feira, 17 de março de 2021

Número de vacinados contra a Covid-19 em Fortaleza chega a 161.584

A Prefeitura de Fortaleza atualizou, nesta terça-feira (16/03), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Até o momento, 161.584 pessoas pertencentes aos grupos prioritários receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 83.690 já foram contempladas, dentro do intervalo recomendado, com a segunda dose da vacina, incluindo trabalhadores da saúde e idosos acima de 75 anos.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial do Município, Erlemus Soares, apresentou os indicadores e detalhou a logística em execução na Capital. A campanha de vacinação segue ao longo desta terça-feira em diversos espaços destinados à finalidade.

Idosos faltosos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que os idosos que faltaram à data de agendamento da vacinação poderão garantir a aplicação, no horário de 9h às 17h, no drive-thru do Centro de Eventos. Para ser contemplado, deve-se levar a comprovação do agendamento prévio, documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.

“A logística contempla aqueles que perderam tanto a primeira quanto a segunda dose”, informou.

Além disso, pessoas acima de 90 anos podem procurar o local para receber a vacinação mesmo sem agendamento, munidos de comprovante de endereço situado em Fortaleza e documentos pessoais.

Trabalhadores da saúde

Simultaneamente, o Centro de Eventos do Ceará segue, também mediante agendamento, acolhendo trabalhadores da saúde, aplicando primeira e segunda dose da vacina. A lista nominal dos profissionais é disponibilizada no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.

Salas de acolhimento nos Cucas Barra do Ceará e Mondubim

Para garantir a descentralização do serviço, as salas de acolhimento para a vacinação contra a Covid-19 instaladas no Cuca da Barra do Ceará e no Cuca do Mondubim continuam ativas ao longo desta terça-feira.

Os equipamentos estão acolhendo idosos acima de 75 anos agendados e direcionados a um dos endereços para receber a primeira ou, obedecendo ao aprazamento estabelecido, a segunda dose da vacina.

Drives de vacinação

Os drives de vacinação dos shoppings RioMar Kennedy, RioMar Fortaleza e Arena Castelão seguem com a estrutura montada, desde o último fim de semana, aguardando novos agendamentos para aplicação de vacinação. Novas marcações serão realizadas quando houver demanda de idosos que atingiram o prazo mínimo para a administração da segunda dose.

“Ao longo da semana, informaremos a data de retorno para a aplicação de segundas doses de idosos cadastrados pelo Vacine Já”, assegurou.

Indicadores assistenciais

Diante dos indicadores epidemiológicos e assistenciais vigentes, marcados pelo aumento do número de casos e de internações pela Covid-19, a Prefeitura segue otimizando a capacidade assistencial em todos os pontos de atenção à Saúde.

Ao longo deste segundo pico pandêmico, a atual gestão disponibilizou, até o momento, cerca de 759 leitos exclusivamente equipados para o tratamento da doença, incluindo vagas de observação e de terapia intensiva em diversos equipamentos de saúde da Capital.

“Apenas nos últimos 10 dias, foram implantados 150 novos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. Esse é um esforço fenomenal da Prefeitura de Fortaleza, mas a ampliação da Rede não é suficiente. Precisamos manter o isolamento social, continuar usando máscara e obedecendo aos protocolos previstos em decreto. Este ainda é um momento crítico. Não é hora de relaxar. O cuidado de um é o cuidado de todos e para todos”, concluiu.

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes relacionadas à campanha de vacinação em Fortaleza devem ser elucidadas por meio do telefone 156 ou do site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br