terça-feira, 23 de março de 2021

Nova turma do curso de Moleiro EAD do SENAI Ceará está com inscrições abertas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), a fim de atender a demanda das indústrias moageiras, oferta anualmente o curso de Moleiro, curso pioneiro na América do Sul e único na Rede SENAI, consolidando experiência, qualidade e estrutura, o que contribui para o desenvolvimento de competências profissionais (competências técnicas, de gestão e sócio emocionais) necessárias ao ingresso e permanência dos moleiros no mercado de trabalho. Este ano, as aulas terão início em 5/4 e vão até 26/10.

Ao todo, o SENAI Ceará já ministrou 36 turmas do curso, capacitando 662 profissionais, oriundos de diversos estados da Federação, os quais encontram-se, atualmente, gerenciando a produção de unidades moageiras. O curso é ofertado na modalidade a distância, rompendo as barreiras de tempo e espaço e alcançando maior público. A modalidade proporciona maior flexibilidade aos participantes para autogestão do seu tempo, mais autonomia, menor custo para o participante. A tutoria ativa e o acompanhamento da equipe pedagógica garantem apoio no desenvolvimento de sua aprendizagem. A prática profissional é assegurada na carga horária destinada à etapa presencial.

Atuação profissional do Moleiro

A profissão de moleiro é uma das mais antigas que existe. O trigo, cereal milenar, possui relevância para a agricultura e a subsistência de todas as nações, desde a antiguidade até os tempos atuais. O trabalho do moleiro consiste, de maneira geral, em transformar o trigo em produtos e subprodutos destinados a vários segmentos industriais: indústrias de panificação, de biscoitos, de massas alimentícias, rações, entre outros.

O moleiro atua em todas as etapas do processo de moagem: desde a preparação de grãos, realizando a recepção, pré-limpeza, limpeza, e o condicionamento do trigo, passando pela moagem propriamente dita, etapa considerada o coração de todo o processo, pois é nela que o moleiro deverá obter o máximo de rendimento em extração de acordo com o tipo de farinha que será fabricada. O moleiro atua também no envase dos produtos e subprodutos fabricados e ainda dá suporte às ações oriundas dos setores de manutenção, planejamento da produção, da garantia da qualidade e de segurança do trabalho. Aliado a todas essas atividades ele ainda coordena times de trabalho que estão sob sua supervisão.

Para o desempenho da profissão com excelência o moleiro deverá passar por qualificações/capacitações específicas e, como em qualquer profissão, buscar o aperfeiçoamento contínuo, pois existe a possibilidade de ascensão profissional nos moinhos, alcançando cargos de gestão como gerente industrial.

Corpo docente

O corpo docente do curso de Moleiro EAD do SENAI Ceará é formado por profissionais capacitados, com vasta experiência, tanto no que diz respeito aos requisitos técnicos quanto a didática. Além dos docentes do SENAI, profissionais oriundos de empresas parceiras com atuação relevante no segmento de moagem, completam o quadro de docentes. Durante o desenvolvimento do curso na etapa presencial, as aulas são conduzidas por meio da aplicação de estratégias de ensino inovadoras, tais como: aplicação de situações de aprendizagens, realização de visitas técnicas, estudo de casos e sala de aula invertida, como recomenda a Metodologia SENAI de Educação Profissional (MESP).  Ao participar do curso o aluno fortalece o networking, pois através das atividades previstas na capacitação, existe a possibilidade real de conhecer muitos profissionais que atuam em toda a cadeia do trigo, como fornecedores de aditivos, ingredientes e insumos e fornecedores de equipamentos.

Mais informações por telefone: (85) 4009.6300.