sexta-feira, 12 de março de 2021

Nota Fecomércio. Em defesa da justa concorrência

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará, Fecomércio-CE, representante de mais de 150 mil empresas e tendo em sua base 34 sindicatos filiados, sempre foi favorável à livre concorrência com base no princípio da isonomia.


Todo empreendedorismo que faz a economia girar, contribuindo com o emprego e a renda, sempre será bem-vindo no nosso Estado e contará com apoio da Federação. Porém, é preciso zelar pela igualdade no tratamento tributário concedido pelo Governo do Estado a todas as empresas sediadas em solo cearense.


Atualmente, encontra-se em vigor, no Ceará, uma estrutura fiscal simples que ajuda a promover uma competição leal entre pequenos, médios e grandes empresas do varejo e do atacado. 


É em nome desse equilíbrio, mantenedor de uma concorrência justa, que não concordamos com qualquer benefício fiscal exclusivo a qualquer empresa que queira se instalar em nosso Estado.


É papel primordial da Fecomércio defender e ajudar a gerar oportunidades para que as empresas do setor cresçam e se fortaleçam, gerando os melhores resultados e contribuindo, assim, para a economia local.


Benefícios tributários exclusivos servem apenas para o desequilíbrio na livre concorrência e concentração econômica, prejudicando, principalmente, as pequenas e médias empresas, e acarretando, portanto, em graves prejuízos ao setor.


Em um momento crítico pelo qual passamos, em que o comércio vem amargando várias perdas e fechamento de estabelecimentos, não cabe mais uma problemática como a concorrência desleal. Por isso, mantemos nosso posicionamento a favor de uma concorrência equilibrada, dentro das regras de mercado que contribuam para o engrandecimento do comércio de bens, serviços e turismo, representante da maior força econômica do Ceará.