quarta-feira, 17 de março de 2021

Nono lote de vacinas chega ao Ceará e começa a ser distribuído

O nono lote com 187.400 mil doses da vacina CoronaVac/Butantan chegou ao Ceará, no fim da manhã de hoje, e já está sendo distribuído à Capital e aos municípios do interior. 

Em todo o Ceará, 602.702 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas até ontem. Um total de 425.318 mil cearenses receberam a primeira dose e 177.384 mil já foram imunizados com a segunda dose. Parte do estoque de CoronaVac está reservado para a aplicação de segunda dose. 

Esse é o segundo maior lote de vacinas recebido pelo Estado desde o início do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, coordenado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, menos de 5% da população cearense foi imunizada até o momento.

O governador Camilo Santana está buscando alternativas para acelerar a vacinação dos cearenses e o PNI, ao lado de governadores de todo o Brasil.

Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, no fim da tarde de ontem, o chefe do Executivo Cearense sancionou lei aprovada pela Assembleia Legislativa que autoriza o Estado a realizar a compra direta da vacina Sputnik V que é de responsabilidade do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) e tem eficácia contra a Covid-19 de 91,6%, segundo estudo publicado na revista científica The Lancet.