segunda-feira, 1 de março de 2021

No Mês da Mulher, Acrísio Sena propõe criação do Observatório do Feminicídio

O deputado estadual Acrísio Sena (PT), requereu a criação de um Observatório Técnico Setorial de Prevenção e Combate ao Feminicídio, vinculado à Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa. A ideia é que o parlamento possua um mecanismo de efetivação dessa política pública. 

“Desde 2020 trabalho com este tema, com ações no Executivo e no Legislativo, já que o Ceará é o 3º estado do país com mais números de feminicídios. Já tive reuniões com a vice-governadora Izolda Cela e pedimos a criação de uma Câmara Técnica sobre este tema dentro do programa Ceará Pacífico. Agora, queremos um instrumento também no parlamento”, explicou.

No Plano Plurianual (2020-2023), dados que revelam o Estado como o terceiro em assassinatos de mulheres divididos por 100 mil habitantes. Pesquisa realizada pelo Observatório de Violência e Direitos Humanos, da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Governo do Estado do Ceará (ESP), mostra que a maioria das vítimas de feminicídio tem entre 30-59 anos (53,8%), 30,4% são casadas ou em união estável, e que mais da metade dos agressores são cônjuges ou ex-cônjuges.