quarta-feira, 24 de março de 2021

No aniversário de Padre Cícero, deputado Fernando Santana lembra lei que considera destaque cultural e histórico a sua estátua

Nesta quarta-feira, 24 de março, os muitos afilhados de Padre Cícero comemoram os 177 anos de seu nascimento. Caririense, o Deputado Estadual Fernando Santana também lembrou a data e com ela, a Lei 17.281, originária de projeto de autoria do próprio parlamentar - que considera de grande destaque cultural e histórico a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte - sancionado em setembro de 2020. 

Religioso e devoto, Fernando Santana é também um grande incentivador do turismo religioso no Ceará, principalmente na região do Cariri, destacando sempre a importância cultural e econômica, tanto que também já instituiu em Projeto de Indicação aprovado pela Assembleia, a Política Estadual de Incentivo ao Turismo Religioso, com o objetivo de fortalecer o destino turístico, promover o desenvolvimento regional, a interiorização da atividade e a valorização da religião.


“É uma manifestação de fé que é, para nós cearenses e caririenses, importante tanto pelo aspecto da religião quanto pela valorização das nossas cidades. Padre Cícero começou, há muitos anos, essa ideia de desenvolver a nossa região e hoje, em seu aniversário de 177 anos, seguimos orgulhosos nesta tarefa”, destaca o parlamentar. 


Comemoração na pandemia


Estima-se que, anualmente, mais de 2,5 milhões de pessoas visitem a Estátua. “Ela é o símbolo maior da religiosidade do nordestino, templo sagrado do romeiro. Infelizmente neste ano, por conta da pandemia, os milhares de devotos de todas as regiões do país não poderão rogar por bênçãos e agradecer por graças no local”, lamenta Santana. 


Esta é a primeira vez na história que as celebrações ao aniversário de Padre Cícero não acontecem no local, mas há um cronograma virtual de celebrações, palestras e debates realizados on-line. “Para mim é tradição de grande felicidade e um momento de renovação da fé. Hoje, mesmo sendo virtual, o sentimento não muda e estarei acompanhando para pedir proteção ao nosso povo neste momento tão difícil. Estamos na assembleia diariamente lutando por ações que amenizem o sofrimento dos cearenses na luta contra o coronavírus, mas a fé também é uma importante aliada”, conclui.