domingo, 7 de março de 2021

Icó: sem lockdown, Laís Nunes adota medidas mais severas de fiscalização e punição em novo decreto


A prefeita de Icó, Laís Nunes, anunciou neste domingo (7) as novas medidas de enfrentamento ao Covid-19 no município, através de live na página da Prefeitura no Município e transmissão pela rádio Papagaio FM (97.5), devido ao agravamento da doença em todo o Estado. 


As medidas do novo decreto, unificado com municípios da região do Vale do Salgado e Centro-Sul cearense, foram tomadas de forma conjunta com demais prefeitos, representantes da sociedade civil, instituições e lideranças políticas municipais, regionais e estaduais com o intuito de frear a transmissão da doença que chega a nível altíssimo de preocupação com o aumento de casos e a circulação da nova variante.


Fiscalização e punição 


Em Icó, a prefeita Laís Nunes não decretou lockdown, mas adotou medidas de fiscaslização e punição mais severas para quem descumprir o decreto. Comerciantes devem exigir o uso de máscara em seus estabelecimentos, dispor de álcool em gel e controlar o movimento no interior das lojas. Fica também expressamente proibida a realização de aniversários, festas e eventos que gerem aglomeração. 


"A donos de chácaras e sítios, peço para que não aluguem suas casas para a realização de festas. Caso contrário, adotaremos punições mais severas para os donos e para quem alugar o local", detalhou Laís Nunes. 


"Festas para comemorar o quê? Um ano após o pior momento da pandemia, estamos vivendo esta mesma realidade de forma ainda muito pior. Não é temos para comemorar. É tempo de nos unir, de ter responsabilidade pelo próximo e orar para que mais famílias não sofram com esta doença. Senti na pele o que é precisar de um leito para o meu marido e não ter em lugar nenhum do estado", questionou a prefeita, de forma emocionada. 


Falta de oxigênio e nova variante 


Autoridades regionais e estaduais de saúde anunciaram nos últimos dias preocupação com a situação para as próximas semanas, com uma possível falta de oxigênio no Ceará, filas de espera ainda maiores por leitos e a circulação da nova variante, que é tem o poder de transmissão maior, agrava os sintomas respiratórios, atinge também jovens e adultos de 18 a 51 anos. 


"Eu peço aos meus amigos para que não me peçam para interferir por alguém que descumpriu o decreto; porque se depender de mim, vamos agir de forma ainda mais punitiva para quem agir com totalmente irresponsabilidade para com a vida do outro", reforçou Laís Nunes.