domingo, 21 de março de 2021

Governo do Ceará estabelece a verdade sobre vídeo fake

O Governo do Ceará estabelece a verdade quanto a vídeo de desinformação que circula nas redes sociais. A declaração do governador Camilo Santana se deu em inspeção à montagem da unidade de campanha do Hospital Geral de Fortaleza, na última terça-feira (16), e foi tirada de contexto. 


O governador se referia a ampliar as medidas sociais de apoio à população cearense. Tanto que Camilo Santana usa o termo “esforço” do Estado para anunciar as novas medidas, em referência às dificuldades encontradas pelos estados para a manutenção da capacidade de investimentos e dos empregos em meio à pandemia e falta de apoio do auxilio emergencial do Governo Federal. 


Conforme antecipado por ele, nos dias seguintes, o Governo do Ceará anunciou o incremento de famílias beneficiadas pelo programa de transferência de renda estadual Cartão Mais Infância Ceará e, também, o pagamento das contas de abril e maio do consumo de energia elétrica de famílias que consumam até 100 kw/hora.


As imagens que se seguem na fake news não foram gravadas em qualquer unidade de saúde do Ceará, e nem pelo Governo do Ceará.


Sobre os valores citados na narração, são referentes ao financiamento, por parte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de crédito para ações do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), no valor de R$ 290 milhões; e da parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que destinou ao Ceará, R$ 19 milhões para reforço de medidas pela redução da violência.