terça-feira, 23 de março de 2021

Em Israel, que realiza hoje a quarta eleição em 2 anos, Netanyahu usa sucesso contra Covid para se manter poder

Partidos do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e de seu adversário, Yair Lapid, devem ser os mais votados, mas novamente ninguém deve obter maioria absoluta, sem apelar para coalizões. O país é considerado exemplo de vacinação contra Covid-19 e já administrou duas doses em 49% da população.

Israel comparece às urnas nesta terça-feira (23) para as quartas eleições legislativas em menos de dois anos, mais do que nunca em uma votação que se assemelha a um referendo para julgar a aprovação ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu - há mais de 12 anos no poder -, que usa agora como principal arma de campanha uma intensa campanha de vacinação contra a Covid-19.

As eleições foram convocadas em dezembro do ano passado, depois que o Knesset (Parlamento) foi dissolvido automaticamente ao não chegar a um acordo para a aprovação do orçamento do país.

Um ano depois do início da pandemia, Israel parece a caminho de superar a Covid-19 graças a uma campanha de imunização considerada exemplo mundial, que já permitiu administrar as duas doses necessárias em 49% da população.