sábado, 20 de março de 2021

Cobiça do Centrão

O Centrão está em busca, agora, de pelo menos cinco ministérios: Casa Civil, Educação, Minas e Energia, Relações Exteriores e Secretaria de Governo. Este desejo do bloco de legendas avança em dois pilares de sustentação do governo Bolsonaro, o ideológico e o militar. As informações são do jornal El País.

Segundo a publicação, o Centrão está apostando alto. Dificilmente, os ministros da Casa Civil e Secretaria de Governo, o general Walter Braga Netto e o general Luiz Eduardo Ramos, respectivamente, irão ser trocados. Contudo, o grupo aposta em uma negociação política em que pediriam mais do que realmente podem conseguir para posteriormente afirmarem que abriram mão de alguma coisa.

Os parlamentares do Centrão também querem aproveitar a vinda do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para fazer indicações de substitutos em funções estratégicas no segundo e terceiro escalões, que atualmente são ocupadas por militares na Saúde.

São pelo menos 15 cargos comissionados que estão sendo negociados, segundo três líderes do Centrão que o site El País entrevistou entre terça-feira (16) e quarta-feira (17).