quarta-feira, 24 de março de 2021

Ceará celebra, pela primeira vez, o Dia de Combate às Fake News

Incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará a partir de um Projeto de Lei da deputada Érika Amorim (PSD), o Dia Estadual da Conscientização e de Combate às Fake News será celebrado pela primeira vez no estado nesta quarta-feira, dia 24. O objetivo é coibir a disseminação de notícias falsas no âmbito do Estado do Ceará.


A data foi escolhida por ser internacionalmente reconhecida como o Dia do Direito à Verdade, que já faz parte do calendário nacional de datas comemorativas (Lei 13.605/2018). “Queremos coibir a prática da disseminação das fake news, notícias falsas produzidas e reproduzidas de forma irresponsável para prejudicar ou beneficiar alguém ou simplesmente para promover uma postagem com likes ou visualizações de páginas eletrônicas”, pontuou Érika Amorim, terceira secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.


Para a deputada, diante da pandemia da Covid-19, “o compartilhamento de informações equivocadas e sem comprovação científica somente atrapalha o trabalho de prevenção e combate à doença”. E conclui: “a informação é a melhor arma de prevenção ao novo coronavírus”.