segunda-feira, 8 de março de 2021

Banabuiú inicia a 5ª edição do Programa Hora de Arar

 

O lançamento oficial do Programa Hora de Arar aconteceu no começo de março na sede da Associação Comunitária dos Produtores do Muriá.  Em virtude da pandemia do coronavírus a solenidade de abertura ocorreu de forma simbólica com a participação do Secretário Municipal de Agricultura, Glauco Brito, da Presidente dos Produtores da Comunidade de Muriá, Alvanir Santiago, do Técnico em Agropecuária do Programa, Anselmo Fernandes, do Tratorista da Associação, Eduardo André e do Sr. Milton Chagas, representando todos os agricultores do município.


Considerado o maior programa municipal de incentivo e fortalecimento da agricultura familiar do interior do Ceará, o Programa Hora de Arar vem, ao longo dos anos se aperfeiçoado cada vez mais. Para que todo o trabalho do ano de 2021 pudesse ser executado com maestria, foi necessário criar um plano de cadastramento e execução com antecedência. Todo o trabalho foi realizado pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura de Banabuiú que visitou todo o perímetro rural da cidade. Cada produtor cadastrado no programa tem direito a duas horas de trator para arar suas terras e preparar o cultivo das mais diversas variedades de grãos e legumes da época.


Nesta quinta edição do programa, aproximadamente 1.700 famílias rurais de todo o município serão beneficiadas com o trabalho, visando o plantio da safra agrícola de 2021. A ação é executada com recursos do próprio município, sem qualquer ônus para o pequeno agricultor.  Nesta prestação de serviço, o governo municipal disponibilizará vinte e dois tratores que, juntos, somarão mais de três mil e quinhentas horas de trabalho no campo. Para o Prefeito Edinho Nobre, o sertão só tem vida quando há fartura no campo e o Hora de Arar é um programa produtivo e eficiente que dá ao pequeno produtor, condições de produzir e gerar fartura na mesa e no campo.


“Com o Programa Hora de Arar todas as pessoas tem o direito de plantar e garantir o sustento da família o ano inteiro, só temos a agradecer ao Prefeito Edinho e a todos que fazem a Secretaria de Agricultura, na pessoa do Secretário Glauco Brito, por ter concedido esse benefício tão grande a nossa comunidade”, relata a Presidente dos Produtores da Comunidade de Muriá, Alvanir Santiago.