domingo, 28 de março de 2021

Auxílio Emergencial 2021: Bolsonaro diz que a previsão do pagamento é para 4 ou 5 de abril

 


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou o decreto do auxílio emergencial por meio de uma medida provisória, publicado por meio de uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta (26). A previsão é que os pagamentos iniciem dia 4 ou 5 de abril, assim como foi informado pelo próprio presidente em live no seu Facebook.


O auxílio emergencial 2021 pagará aos trabalhadores informais de baixa renda e aqueles inscritos em programas sociais, parcelas que variam entre R$ 150 a R$ 375. Com previsão de atender 45,6 milhões de famílias, número menor do que foi em 2020. A redução foi justificada pelo cruzamento de dados, priorizando as famílias com maior vulnerabilidade social e econômica.


O programa do auxílio emergencial deve usar o mesmo banco de dados de 2020, não precisando por parte dos beneficiários um novo cadastro. Contudo se faz necessário atualizar as informações por meio do aplicativo Caixa Tem, usado pela Caixa Econômica para pagar o auxílio. Beneficiários que receberam as parcelas de 2020, mas não fizeram movimentação do dinheiro, devem ficar de fora do auxílio em 2021.