quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Fortaleza inicia implantação de 210 novos leitos exclusivos para Covid-19

A Prefeitura de Fortaleza está ampliando o número de leitos, de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para tratamento da Covid-19, para garantir melhor acolhimento à população em caso de síndrome gripal. Neste mês, 210 novos leitos estão sendo instalados.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) municipais receberão 170 novos leitos de observação em anexo à estrutura física. Já o IJF 2 recebeu 10 novos leitos de UTI, e Hospital e Maternidade Dra Zilda Arns (Hospital da Mulher) está ampliando sua capacidade com 30 novos leitos de enfermaria.

A ampliação está ocorrendo gradativamente e já foi iniciada. Até esta quarta-feira (17/02), foram instalados os 10 novos leitos de UTI no IJF 2 e os 30 de enfermaria no Hospital e Maternidade Dra Zilda Arns. Além destes, estão sendo implantados os leitos de observação nas UPAs, sendo 20 na unidade do Edson Queiroz, 20 no Vila Velha, 20 no Bom Jardim e 40 no Itaperi.

De acordo com a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, devido à circulação viral na Capital, o Município está se preparando para melhor atender à população. "O início da vacinação já nos traz uma grande esperança, mas como ainda não temos um calendário disponível para que possamos vacinar em massa os fortalezenses, temos que estar atentos para a demanda assistencial", frisou.

Leitos de tratamento exclusivo da Covid-19

A ampliação de leitos irá somar aos já existentes na rede municipal. Desde o ano passado, Fortaleza dispõe de 70 leitos para tratamento adulto exclusivo da Covid-19, distribuídos em unidades como IJF 2 e Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann. Além disso, conta com 60 leitos pediátricos conveniados no Hospital Infantil Filantrópico (Sopai).

Assistência à saúde na Rede Municipal

No que se referente à assistência à saúde na Rede Municipal, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atua de forma abrangente em toda a cidade, acolhendo pacientes com síndrome gripal em todas as suas unidades, a exemplo dos 116 Postos de Saúde e das 12 UPAs (sendo seis municipais e seis estaduais).

Vacinação

Fortaleza ultrapassou a marca de 100 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (17/02), o número chegou a 103.069 pessoas pertencentes aos grupos prioritários, incluindo idosos e trabalhadores da saúde, que receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca) em uma das modalidades ofertadas pela Prefeitura, entre residencial, drive-trhu e salas de acolhimento para vacinação.