sábado, 6 de fevereiro de 2021

Prefeito José Sarto e governador Camilo Santana anunciam força-tarefa para dar celeridade à vacinação de idosos

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e o governador Camilo Santana (PT), anunciaram, nesta sexta-feira (05/02), uma força-tarefa com o objetivo de dar celeridade à vacinação de idosos com mais de 75 anos nos próximos dias. Eles informaram que está sendo preparada logística para ampliar o número de pontos de vacinação na Capital e aumentar a capacidade de vacinação desse público por drive-thru, inclusive disponibilizando transporte para aqueles que não possuem veículo próprio.

O governador destacou que, nas próximas horas, chegarão ao Ceará 115 mil novas doses de vacina contra a Covid-19 que serão distribuídas aos municípios. “Vamos priorizar, neste momento, todos os idosos acima de 75 anos. E, aqui na Capital, queremos, nos próximos dias, vacinar todo esse público. Para isso, vão ser aumentados os pontos de vacinação nas macrorregiões de Fortaleza. Vai ser, inclusive, aumentado também o drive-thru”, garantiu Camilo.

Hoje, Fortaleza conta com Drives de Vacinação no Centro de Eventos e no Iguatemi. De acordo com o prefeito, Fortaleza possui seis grandes macrorregiões. “E em todas as macrorregiões, vamos colocar equipamentos (drive-thru) que vão facilitar e dar celeridade à imunização dessa população”, informou Sarto. Somente em Fortaleza, já são 51 mil idosos acima de 75 anos cadastrados aguardando a vez para receber a primeira dose da vacina.

Camilo acrescentou que os secretários da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, e do Município, Ana Estela Leite, têm se reunido para operacionalizar a instalação desses Drives, cujos endereços devem ser divulgados neste sábado (06/02). “A nossa prioridade será vacinar nos próximos dias todos os idosos acima de 75 anos aqui da Capital cearense, principalmente, porque é aqui na Capital onde está o maior número de casos”, justificou o governador, citando o aumento de casos e de internações.

Prefeito e governador anunciaram ainda que parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) possibilitará a contratação de taxistas e de motoristas de Uber para transportar idosos que não têm veículo próprio até os Drives de vacinação.

“Os motoristas vão passar pelo processo de teste para saber se estão livres da Covid. E nós vamos buscar esses idosos em casa, levar pro drive-thru e levar de volta. Nós queremos acelerar que esses mais de 50 mil idosos que já estão cadastrados possam ser vacinados numa velocidade maior”, reforçou Camilo.

Sarto acrescentou que os idosos cadastrados na modalidade de imunização domiciliar poderão alterar o registro e optar pela vacinação em drive-thru. “Isso a gente vai fazer via internet e por telefone também. Isso tudo vai facilitar e dar celeridade, porque a vacinação domiciliar é muito boa, entretanto ela leva mais tempo”, pontuou.

Balanço

Desde o início do Plano de Imunização de Fortaleza, no dia 18 de janeiro, até oquinta-feira (04/02), 56.451 pessoas foram vacinadas na Cidade. Para os idosos acima de 75 anos previamente cadastrados pelo site Vacine Já que desejam mudar a modalidade de vacinação em casa para drive-thru, é possível realizar a solicitação por meio dos telefones (85) 3452.6979 e (85) 3452.6990.

Aumento na frota

Outra novidade apresentada nesta sexta-feira foi o aumento da frota de ônibus em Fortaleza, com novos 200 veículos nos horários de pico. A partir de terça-feira (09/02), a população já contará com 50 novos coletivos. Até o sábado (12/02), mais 100 veículos serão acrescidos à frota, e mais 50 a partir do dia 17 de fevereiro, totalizando os 200.

Segundo Sarto, o aumento da frota tem o objetivo de reduzir o risco de aglomerações em horários específicos no transporte público, uma medida que irá melhorar o enfrentamento à pandemia.

Funcionamento do comércio

Durante a live, Camilo ressaltou as ações de fiscalização a fim de garantir o horário de abertura do comércio às 9h, como estabelece o decreto, com o objetivo de reduzir o fluxo de pessoas no transporte público em horários de pico.

“O horário que o comércio tem que começar é 9 horas, diferentemente do horário da indústria exatamente pra também ajudar a reduzir essa aglomeração dentro dos ônibus. Então, nós vamos aumentar a frota e vamos fazer cumprir o horário de funcionamento pra evitar as aglomerações no transporte público aqui da Capital cearense”, reforçou.

Ampliação de leitos

O prefeito também destacou o esforço do Estado e do Município para aumentar a capacidade de atendimento de casos de coronavírus na rede pública. “Então as UPAs, IJF, HGF, Hospital da Mulher, o Leonardo da Vinci, todos já estão em preparação para ampliar, em caso de necessidade, os leitos de enfermaria e de UTI”, destacou.

Carnaval

Estão sendo definidos, ainda, os protocolos específicos para o período do Carnaval, que serão estabelecidos em decreto. Camilo Santana lembrou que não haverá feriado nem ponto facultativo no serviço público e que os setores da indústria e comércio irão funcionar normalmente. A mudança foi realizada para evitar aglomerações e frear a transmissão do coronavírus.

Sarto ressaltou que ainda passamos por um momento de pandemia. “Estamos vacinando cada dia mais pessoas, mas é preciso continuar cumprindo os protocolos das autoridades sanitárias. Tudo isso é feito para preservar a saúde dos fortalezenses e de todos os cearenses”, enfatizou.