sábado, 27 de fevereiro de 2021

Pacto pelo saneamento básico cumpre nova etapa


O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa dá continuidade ao Pacto pelo Saneamento Básico, com a elaboração do “Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará”. Nesta sexta-feira, foi realizada a primeira de cinco reuniões dos grupos de trabalho. 

Os eixos temáticos do Pacto são abastecimento de água e esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais urbanas, saneamento básico rural e educação ambiental para o saneamento. Representantes de instituições públicas e entidades da sociedade civil com atuação no setor compõem os Grupos de Trabalho (GTs).  

Até 10/03 irá acontecer as reuniões dos demais eixos, de forma virtual, pela plataforma zoom, como os eventos anteriores do pacto, desde o início das medidas sanitárias estabelecidas em decorrência da pandemia.

Cada GT organizou as contribuições dos participantes dos 10 seminários regionais virtuais, realizados nos meses de setembro e outubro de 2020, que contaram com mais de 1mil e 200 participantes das 12 bacias hidrográficas que compõem o estado do Ceará. Nos seminários foram apresentadas informações sobre a realidade de cada bacia, de acordo com os eixos em estudo e coletadas contribuições, sistematizadas pelos GTs e reunidas em um documento final, o Cenário Atual, organizado por cada eixo temático. 

Nas reuniões que acontecerão até 10 de março, das quais participarão todas as instituições que compõe os grupos de trabalho (Educação Ambiental para o Saneamento Básico no dia 26 de fevereiro; Gestão de Resíduos Sólidos no dia 03 de março; Drenagem de Águas Pluviais Urbanas no dia 4/03; Abastecimento e Esgotamento Sanitário no dia 09; e Saneamento Básico Rural no dia 10) será apresentada, discutida e colocada para aprovação.

Após a conclusão desta fase, o documento único, contemplando todos os Eixos Temáticos passará por um processo de editoração e produção final, para distribuição de forma virtual e impresso, logo que for possível. O “Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará” será encaminhado aos gestores, parlamentares e técnicos das áreas afins, para que tenham conhecimento da realidade do setor no estado e, a partir daí, estabelecer estratégias para superar os desafios e assumir compromissos.A