terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Órgãos de fiscalização sanitária intensificam trabalho em todo o Ceará para conter o avanço da Covid-19

Para cumprimento do que foi estabelecido em decreto contra a disseminação da Covid-19 no Estado, equipes da Vigilância Sanitária do Estado, órgão ligado à Secretaria da Saúde do Ceará, Polícia Militar, com apoio do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), todos órgãos estaduais, além da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Prefeitura de Fortaleza, fiscalizaram um total de 2.575 estabelecimentos entre a quinta-feira (28), e domingo (31), tendo 908 deles sido fechados pelos órgãos.

A Vigilância Sanitária do Estado, órgão ligado à Secretaria da Saúde do Ceará, com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, fiscalizou 82 estabelecimentos em Fortaleza, entre a quinta-feira, 28, e domingo, 31 de janeiro. Desses, 60 estavam cumprindo o decreto estadual. Um dos locais fiscalizados foi uma festa de forró no município do Eusébio, que aconteceu em um sitio onde havia mais de 1.500 pessoas.

Durante o trabalho dos fiscais foram interditados 19 estabelecimentos, sendo 18 com proibição de sete dias de funcionamento, e outro, por reincidência, teve interdição por 30 dias. O objetivo da ação é verificar o cumprimento, por parte dos estabelecimento, dos decretos estaduais relacionados à Covid-19.

A coordenadora estadual da Vigilância Sanitária, Jane Cris Cunha, destaca que a fiscalização vai ser intensificada em todo o Ceará. Ela faz um balanço da atuação no último final de semana.