sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Leônidas Cristino tem cobrado, desde 2015, entrega de obras inacabadas na BR-222

Desde 2015, no governo Temer, o deputado federal Leônidas Cristino reivindica a retomada de obras paradas na BR-222. Com prefeitos de municípios da região, pressionou para a conclusão da travessia urbana de Tianguá, variante Umirim, variante Frios, conclusão do viaduto de acesso a Horizonte na BR-222 e obras de duplicação da BR-222 e Anel Viário. Hoje o presidente Bolsonaro vem ao Ceará para dar ordem de serviço da continuidade das obras.

Para encaminhar solução para esses trechos das obras da rodovia sem conclusão, em agosto de 2015 Leônidas Cristino levou prefeitos dos municípios da região Norte a Brasília para audiência com o ministro dos Transportes e dirigentes do DNIT. Na época prometeram medidas, mas nada foi feito. 

Na travessia urbana de Tianguá, que percorre bairro populoso, já ocorreram mortes por atropelamento. A BR-222 atende a população da região Norte com 55 municípios e 1,7 milhão de habitantes. A duplicação da estrada de 6,3 Km que atravessa o município foi iniciada em 2011 pela construtora Delta, que teve contrato rescindido após escândalo em que a empresa se envolveu.

Em 2019, como membro da comissão externa da Câmara que acompanha as obras públicas inacabadas, Leônidas visitou o trechos da BR-222 que atravessa Tianguá  e da redovia na Variante do Frios e no Contorno de Umirim. Na ocasião foi realizada em Tianguá audiência pública com dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Ceará.

Leônidas Cristino observou que no país há 14.400 obras inacabadas, nas quais já foram investidos R$ 70 bilhões. Segundo o deputado, para concluir estas obras seria necessário investimento mais de R$ 40 bilhões. “Se este recurso for aplicado, podem ser geradas 400 mil postos trabalho”, ele afirmou.