quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Idosos acolhidos no Abrigo Olavo Bilac recebem a segunda dose da vacina contra Covid-19

Todos os 73 idosos e idosas e 146 funcionários do Abrigo Olavo Bilac, em Fortaleza, receberam, nesta quarta (17), a segunda dose da vacina contra a Covid-19, reacendendo a alegria e as expectativas de, em breve, voltarem a receber visitas. A primeira dose foi aplicada em 21 de janeiro. O Abrigo dos Idosos é coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A vacinação seguiu o Plano de Operacionalização do Governo do Ceará, que traz entre as prioridades a imunização de 3.473 idosos institucionalizados, considerando a disponibilidade da vacina. “O Governo do Ceará segue cumprindo o compromisso de priorizar a vida e a saúde dos cidadãos no enfrentamento à pandemia. Vacinar nossos idosos e idosas, e os trabalhadores da linha de frente, sempre pautado nas orientações da ciência, reafirma esse compromisso e nos enche de orgulho e esperança”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Acolhida no Abrigo do Idoso há mais de 10 anos, Angelúcia Ferreira, 69 anos, falou da expectativa de ser imunizada e voltar a rever a família normalmente. “Agora está tudo bem. Choro e rio de alegria, porque estou vacinada, e vamos poder rever os parentes, sair um pouco e passear”, desabafa, após receber a segunda dose do imunizante.

O mesmo sentimento de tranquilidade e alegria envolveu Antônio Alves Ribeiro, 71 anos. Assistido no Abrigo há 11 anos, ele disse estar muito feliz por todos. “Sou muito bem atendido aqui. Esta é minha casa, esta é a minha família. E graças a Deus e a equipe de saúde daqui, todos fomos vacinados”, declarou.

“Nossa expectativa é que, com a aplicação da segunda dose, todos os idosos e trabalhadores do abrigo sejam imunizados. Mas isso ainda leva um período de 20 dias, pelo menos, para termos maior tranquilidade em retomar a rotina de atividades”, destaca a coordenadora da Proteção Social Especial da SPS, Mônica Gondim. Ela ressalta que todos os protocolos epidemiológicos e as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 continuarão a ser adotados, enquanto perdurar a pandemia.

“Ser vacinado nos enche de alegria e expectativas. Dá ânimo novo para trabalhar”, pontua o cuidador, Francisco Monteiro. A auxiliar de enfermagem Joiciane da Silva Najosa, 31 anos, também expressa animação. “Estar vacinada nos deixa mais tranquila para trabalhar, e voltar para casa, para nossa família”, pontua Joiciane, após receber a segunda dose do imunizante.

Atualmente, o Abrigo de Idosos Olavo Bilac mantém 73 idosos, entre homens e mulheres. Todos são atendidos, diariamente, por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, fisioterapeuta, fonoaudióloga, enfermeiros, dentista, farmacêutica, terapeuta ocupacional e psicólogo.