segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Governador reúne secretariado e define as principais metas para 2021

O governador Camilo Santana reuniu nesta segunda-feira (15), de forma virtual, os secretários de Estado para avaliar as ações em andamento e definir as prioridades para este ano no Ceará. Entre as principais metas da gestão para 2021 estão a superação da pandemia, com a ampliação do atendimento e a vacinação; o retorno seguro às aulas presenciais; o acolhimento social das famílias mais vulneráveis; a redução dos índices de violência e o fortalecimento da economia, com mais investimentos e a geração de novos empregos.

“Fiz questão de reforçar para os secretários que este é um momento desafiador para todos, de muita reflexão, união e superação deste período difícil, para que a gente possa fazer o nosso estado crescer e se desenvolver cada vez mais. Cuidar das pessoas mais vulneráveis estará sempre entre as nossas principais missões”, citou Camilo Santana aos gestores.

A vice-governadora Izolda Cela, a primeira-dama Onélia Santana e os secretários Chagas Vieira (Casa Civil), Dr. Cabeto (Saúde), Mauro Filho (Planejamento e Gestão), Fernanda Pacobahyba (Fazenda) e Juvêncio Viana (PGE) participaram de forma presencial do encontro. Após a abertura da reunião, feita pelo governador Camilo Santana, a secretária da Fazenda realizou a apresentação “Resultados Fiscais do Ceará no Exercício 2020”, mostrando os principais índices do estado no ano passado em receitas, despesas e investimentos.

Em seguida, o secretário Mauro Filho apresentou os dados sobre a economia brasileira durante a pandemia do coronavírus, com os principais impactos da doença na arrecadação do país e o reflexo disso para os estados. O titular da Seplag reforçou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará teve crescimento acima do País e citou a importância da continuidade do auxílio emergencial para as famílias mais carentes e a economia do Brasil.

Com relação à pandemia no Ceará, o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, expôs os dados atuais do Ceará e citou que o Estado tem ampliado a rede de saúde para atender a população, diante do preocupante aumento do número de casos. Até o fim do mês, a rede estadual contará com 703 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com coronavírus.

O governador citou que tem conversado com o Ministério da Saúde para o credenciamento de novos leitos de enfermaria e terapia intensiva para Covid. “Temos ampliado nossa rede pública para que os cearenses tenham um atendimento digno”, disse Camilo Santana, reforçando que o ministério informou que um novo lote da vacina CoronaVac deve ser enviado na próxima semana ao estado. “É muito importante acelerarmos esse processo de vacinação, que é a única forma de superarmos a pandemia”, afirmou.

Outro tema abordado na reunião, que durou cerca de duas horas e meia, foi a segurança pública do Ceará. O secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, reforçou o compromisso do Governo do Estado de seguir investindo em equipamentos e pessoal para a redução dos índices de violência em todo o estado.

O governador Camilo Santana encerrou o encontro com os secretários destacando a importância da união de todos nesse momento difícil de pandemia. “Estamos fazendo todos os esforços possíveis para superarmos esse momento de dificuldade, e precisamos que todos continuem focados e determinados em suas áreas para ajudarmos nossos irmãos e irmãs cearenses”.