sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Fortaleza é destaque internacional em políticas públicas que reduziram número de mortes no trânsito

A cidade Fortaleza é destaque em reportagem publicada pela Revista Global Health, da Escola de Saúde Pública John Hopkins Bloomberg, um dos mais importantes centros de estudos em saúde pública do mundo. 

A reportagem destaca as ações e políticas públicas implantadas pela Capital cearense nos últimos seis anos, tendo alcançado a meta da ONU para o ano de 2020 com a redução em mais de 50% das mortes no trânsito.

O texto, assinado por Sandra Mulin e Kelly Larson, diz que “enquanto o Brasil luta contra um dos surtos de coronavírus mais mortíferos do mundo, pode se orgulhar do progresso no combate a outro mortal desafio de saúde pública global.  Após 6 anos de esforços extraordinários, Fortaleza cumpriu a meta da ONU para 2020 de reduzir em 50% as mortes no trânsito.

A quarta maior cidade do Brasil se destaca por salvar 578 vidas desde 2014, reduzindo as mortes anuais no trânsito de 377 em 2014 para 197 em 2019. Outras cidades que lutam para fazer o mesmo podem aprender com o sucesso de Fortaleza reimaginando a segurança no trânsito e melhorando o design de ambientes urbanos”.

Hoje, 3.700 pessoas morrerão nas estradas do mundo em acidentes de trânsito evitáveis.  Alguém morre a cada 24 segundos.  Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de pessoas com idades entre 5 e 29 anos em todo o mundo, causando 1,35 milhão de mortes e mais 50 milhões de feridos anualmente. Os acidentes de trânsito não são simplesmente um desafio de transporte.  Eles são uma crise de saúde pública.

Essa crise se tornou ainda mais séria desde 2011, quando a ONU estabeleceu sua meta de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2020, depois de ver o pedágio econômico e de saúde pública das mortes no trânsito em países de baixa e média renda.  Desde então, a taxa de mortes no trânsito a cada ano, globalmente, estagnou, mas ainda não atingiu a meta de 2020 de reduzir pela metade as mortes por segurança no trânsito, o que levou a ONU a anunciar uma segunda década de ação para a segurança no trânsito - estendendo o prazo até 2030  .

A boa notícia: uma década de lições aprendidas e melhores práticas globais de lugares como Fortaleza podem orientar os países a aceitarem esse segundo desafio.

Lições principais:

Os governos precisam reimaginar fundamentalmente a segurança no trânsito: as mortes no trânsito não são uma consequência inevitável das viagens rodoviárias e priorizar os que estão em maior risco - pedestres, ciclistas e motociclistas - pode reduzir significativamente a probabilidade e a gravidade dos acidentes.

Adote um design urbano mais inteligente: muitas estradas são construídas para transportar veículos - não para transportar pessoas.  Quando as ruas são projetadas para todos os usuários das vias, incluindo pedestres, ciclistas e motociclistas, as pessoas podem se mover com mais segurança.

Os limites de alta velocidade deixam os pedestres com pouca chance de sobreviver a um acidente.

A falta de espaço na calçada, faixas de pedestres e ciclovias limitadas também levam a uma batalha desigual pelo pavimento;  Fortaleza redesenhou suas ruas para dar aos pedestres mais acesso a áreas antes limitadas a carros e expandiu sua rede de ciclovias, triplicando sua infraestrutura de ciclismo.

A vontade política é o principal motor do progresso. A administração da Prefeitura de Fortaleza, durante a gestão Roberto Claudio, promoveu a segurança no trânsito como uma prioridade de saúde pública, juntando-se à rede global da Bloomberg Philanthropies de cidades e especialistas dedicados à redução de mortes e lesões no trânsito.  Fortaleza também investiu em campanhas de mídia de massa, educando e capacitando os cidadãos para reduzir os riscos que levam a acidentes, incluindo álcool e direção e falta de uso de capacete.

A cidade também treinou jornalistas para melhorar suas reportagens sobre as intervenções de Fortaleza e a segurança no trânsito.  Eles aprenderam como destacar as principais intervenções, incluindo reduções de limite de velocidade, treinamento da polícia para fortalecer a aplicação das leis de trânsito e redesenho de cruzamentos perigosos, e receberam treinamento sobre a importância da terminologia em torno dessas questões.  Por exemplo, um estudo de 2019 que avaliou a cobertura de notícias sobre acidentes envolvendo ciclistas e pedestres descobriu que chamar esses eventos de “acidentes” os diminui como um problema sistêmico de saúde pública.  O treinamento ajuda os jornalistas a compreender o papel crítico que desempenham no levantamento de questões de segurança no trânsito e na mobilização da demanda pública por mudanças.

Mesmo quando o ambiente da estrada melhora, fazer com que as pessoas ajam com segurança é extremamente importante.  Leis rigorosas e maior fiscalização - para manter os limites de velocidade de segurança, evitar o álcool e direção e incentivar o uso de capacete e cinto de segurança - tornam isso viável.

O uso de mensagens públicas fortes e consistentes também é fundamental.  Apesar do alto custo da veiculação da mídia em alguns mercados, as campanhas da mídia de massa que mostram as consequências devastadoras dos acidentes são motivadores de mudança de comportamento com boa relação custo-benefício - desde que combinadas com a fiscalização policial.  A Vital Strategies, uma organização de saúde global, e a Bloomberg Philanthropies se associam para ajudar os governos a fortalecer seus sistemas de saúde pública, incluindo a realização de extensas pesquisas para entender quais tipos de mensagens são mais eficazes na mudança de comportamentos de risco em LMICs e trabalhar com governos na última década  colocar os resultados em prática.

O progresso da segurança no trânsito é possível em todos os países com liderança política, colaboração e implementação de soluções baseadas em evidências.  Mortes no trânsito não devem ser uma consequência do desenvolvimento e certamente não são "acidentes".  A ONU deu aos países uma segunda chance de enfrentar uma crise global de saúde pública.  Todos os governos devem aproveitar essa oportunidade e agir com um renovado senso de urgência.  Milhões de vidas estão em risco se eles falharem.

Sandra Mullin é vice-presidente sênior de políticas, defesa e comunicação da organização global de saúde Vital Strategies.

Kelly Larson dirige o programa de segurança no trânsito da Bloomberg Philanthropies, que investiu US $ 500 milhões desde 2007 para salvar vidas nas estradas do mundo.  Desde 2007, a iniciativa salvou cerca de 312.000 vidas e evitou até 11,5 milhões de feridos.

 https://www.globalhealthnow.org