sábado, 13 de fevereiro de 2021

Fortaleza atinge a marca de 87.002 pessoas vacinadas contra a Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, na manhã desta sexta-feira (12/02), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza. Até o momento, 87.002 pessoas pertencentes aos grupos prioritários receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponibilizados (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca).

Somente na última quinta-feira, 4.487 vidas foram alcançadas. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Prefeitura, Erlemus Soares, apresentou os indicadores e anunciou novidades previstas para os próximos dias.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac está prevista para iniciar neste sábado (13/02), no Centro de Eventos, com os trabalhadores da saúde. A lista dos nomes confirmados será disponibilizada no Portal da Prefeitura de Fortaleza.

“Já estamos no intervalo do 21º dia desde a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos profissionais da linha de frente. O intervalo para a administração da segunda dose é de 14 a 28 dias. Portanto, iremos divulgar, no site da Prefeitura, a listagem com os profissionais agendados para este sábado, dia 13”, esclareceu.

Vacinação de faltosos

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, neste domingo, (14/02), idosos acima de 75 anos que receberam a confirmação do agendamento mas não puderem comparecer na data, poderão se dirigir ao Centro de Eventos das 9 às 17 horas e iniciar o processo de imunização contra o novo coronavírus.

Será necessária a apresentação de documento original com foto e comprovante retroativo de agendamento. “Esclarecendo uma dúvida frequente que recebemos, o idoso deverá ir alimentado. Não é preciso estar em jejum”, acrescentou.

Já idosos acima de 90 anos, mesmo sem agendamento prévio, seguem aptos a receber a vacinação. “Pessoas nesta faixa etária também podem procurar o Centro de Eventos. Os demais devem aguardar o contato da Secretaria Municipal da Saúde”, informou, reiterando que, somente 90 dias após a primeira dose, a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca deverá ser administrada.

Primeira fase da campanha

A primeira fase da campanha seguirá em curso até contemplar 100% dos idosos e dos trabalhadores da saúde. “O avanço para novas fases dependerá do envio de novas doses das vacinas pelo Ministério da Saúde”, afirmou Erlemus.

Vacinações rotineiras

Ainda no esclarecimento de dúvidas, Erlemus alertou a população sobre a importância de que as vacinações de rotina sejam continuadas. “Mesmo não estando relacionadas à Covid-19, as vacinações de rotina das crianças permanecem. Pais e mães devem levar as suas crianças aos postos de saúde para não deixar a carteira de vacinação ficar atrasada”, concluiu.

Informações adicionais

Informações adicionais relacionadas à campanha, a exemplo dos planos Municipal, Estadual e Federal de vacinação, podem ser acessadas, também, por meio do site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.