sábado, 27 de fevereiro de 2021

FIEC aprova projeto de Economia do Mar em 1º lugar em edital de transformação digital da ABDI

 A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria e do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindfrio), aprovou projeto intitulado “ Sistema de rastreabilidade da cadeia de produção do atum: automação e inteligência artificial”, em concurso nº 001/2020, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no âmbito do Programa DIGITAL.br, que prevê o aumento da transformação digital para empresas do setor.


Ao todo, serão atendidas dez empresas com objetivo principal de proporcionar a rastreabilidade do atum e desenho da cadeia do pescado. O projeto será desenvolvido em rede com a participação de instituições de ensino superior, FIEC e Sindfrio. As visitas às empresas já foram iniciadas, e elas terão acompanhamento contínuo até o fim do projeto, previsto para o final de junho deste ano.


“Os fornecedores, que são os pescadores, serão impactados positivamente com o projeto, devido as capacitações em boas práticas de manejo e repasse de dados de forma ágil para a empresa compradora. Por consequência, a empresa se beneficiará porque receberá automaticamente os dados, podendo efetuar pré-vendas. Empresas também poderão ter ampliação de mercado de vendas devido a rastreabilidade do produto, que atesta segurança alimentar para o consumidor final”, afirmou Leila Andrade, analista de prospecção estratégica do Observatório da Indústria.