sábado, 20 de fevereiro de 2021

Exército aponta que terras de litígio com Ceará são do Piauí

A Perícia Técnica do Exército, sob o comando do general Edson Leal Pujol, após trabalho terrestre  concluiu o levantamento das cidades na divisa do Piauí e Ceará.  Segundo o estudo, o Ceará perderia integralmente Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Croatá e Poranga, a sede de Ubajara, além de faixa do litoral com parte dos territórios dos municípios cearenses de Camocim e Xaval. Isso corresponde a 35 distritos e 806 localidades.

O general Edson Pujol fez um trabalho semelhante em terras na divisa do Piauí e Tocantins. Com base no levantamento , o Supremo Tribunal Federal devolveu terras de cultivo de soja, milho e algodão de Tocantins para o Piauí.

O deputado estadual Franzé Silva , do PT, informou que o Exército fará aerofotometria e está faltando decidir se será feita com avião com equipamentos para a perícia ou por satélites. Segundo Franzé Silva, os Governos do Piauí e Ceará fecharam acordo para o Exército fazer a perícia para definir com precisão a divisa dos dois estados, com custos de  R$ 7 milhões.