terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Prefeitura de Fortaleza inicia vacinação de idosos em asilos

A campanha de imunização contra a Covid-19 em Fortaleza segue cumprindo o plano estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde. A partir desta terça-feira (19/01), 778 idosos residentes em instituições de longa permanência deverão ser imunizados contra o novo coronavírus. No início da manhã, o prefeito José Sarto (PDT) esteve no Lar Torres de Melo e reafirmou o compromisso do Município diante do combate à pandemia.

“A mensagem hoje é de esperança e de alegria. Em Fortaleza, cerca de 800 pessoas vivem em instituições de longa permanência e, nesta primeira fase da vacinação, de acordo com as autoridades sanitárias, fazem parte dos grupos prioritários. O Lar Torres de Melo é um dos lugares que terão 100% do seu público vacinado (logo no primeiro lote). Vamos continuar e vencer esta luta”, assegurou, acrescentando que cerca de 600 trabalhadores do segmento também serão contemplados em toda a Cidade.

A vacinação pela CoronaVac ocorrerá em duas etapas. De acordo com o gestor, duas doses serão administradas em um intervalo de 21 dias entre ambas. A assistente social Adriana Lacerda, coordenadora do setor da instituição, destacou a importância da celeridade da logística implantada pela Prefeitura de Fortaleza.

“Este é um momento histórico. A vacina foi esperada por todos os povos e por todas as nações. Imunizar os nossos idosos pouco tempo depois da liberação pela Anvisa reacende a nossa esperança. São mais de 100 pessoas de 60 a 106 anos que ganharão uma chance a mais na vida. Isso nos faz acreditar em um novo tempo”, comemorou.

Aos 79 anos, o aposentado Elcias Albuquerque convive com doença pulmonar obstrutiva crônica. Diabético, ele superou, além de um câncer, a própria infecção pelo novo coronavírus durante a pandemia vigente. Ao receber a primeira dose da vacina, o aposentado deixou uma mensagem de superação e de esperança.

“Nós, idosos, somos muito vulneráveis a esta doença. Hoje, o Lar Torres de Melo está em festa. Hoje, fui presenteado com a primeira dose. Daqui a 21 dias, serei presenteado com a segunda. Em março, chegarei aos 80 anos imune, muito grato pela vacina e muito disposto a viver por anos e anos”, declarou.

Na oportunidade, a enfermeira Acácia Torres de Melo, gerente de saúde do Lar, relembrou os desafios enfrentados ao longo de 2020. “Durante o período mais grave da pandemia, 60% dos nossos idosos foram acometidos pela covid-19. Alguns agravaram, outros permaneceram assintomáticos. Para minimizar esses impactos, atuamos por meio de uma equipe multidisciplinar cumprindo protocolos específicos. Hoje, é gratificante viver este momento de vacinação”, reiterou.

Também morador do Lar, o indígena José Pereira chega aos 106 anos celebrando a imunização contra a Covid-19. “A vacina chega em boa hora. Recebo com alegria”, festejou.


Vacinações simultâneas

Ainda nesta terça-feira (19/01), a Prefeitura de Fortaleza irá imunizar profissionais de saúde atuantes na linha de frente contra a Covid-19 do Instituto Dr. José Frota, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Edson Queiroz.