quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Participantes do Programa Minha Casa Minha Vida concluem curso de Corte e Costura no SENAI Ceará

Foi encerrada ontem, 27, no SENAI Parangaba, uma turma do curso de Corte e Costura, formada por 25 pessoas moradoras do Residencial Castro Alves, em Fortaleza. O curso acontece no âmbito da parceria entre o SENAI Ceará e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, para qualificar famílias participantes do Programa Minha Casa Minha Vida.

No mesmo dia, teve início uma nova turma, de 25 pessoas, para o mesmo curso, com aulas até o dia 12/3. A formação tem o objetivo de desenvolver a habilidade de cortar com moldes e controlar a máquina de costura, interpretando ficha técnica e confeccionando peças do vestuário em malha, de acordo com procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

A gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, considera a parceria importante, no âmbito social e também em qualificação de pessoas. "É uma entrega importantíssima, tanto na parte social quanto na qualificação de profissionais para a indústria, para o mercado. É importante que as pessoas tenham oportunidade de se capacitar e se colocar no mercado, principalmente na área de confecção, que tem um polo forte no estado. As pessoas formadas estão prontas para que a indústria possa contratá-las", destaca.


Pelo SENAI, participaram a docente, Maria de Fatima da Silva Fernandes; o analista administrativo, Harryson Feitosa; e a gerente de Educação, Sônia Parente. Estavam presentes também as técnicas sociais, Carolina Castelo Branco e Lorena Vitor Loureiro.


A parceria está firmada desde 2019. O projeto contempla a prestação de serviços Técnicos na área social e de educação visando o atendimento às famílias dos residenciais Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, José de Alencar, Machado de Assis, Independência II, situados no município de Fortaleza, que pertencem ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, sendo o repasse do recurso para este projeto realizado pela Caixa Econômica Federal. No projeto também está contemplado o atendimento às famílias do Residencial Alto da Paz, com recurso  oriundo do Estado.

A iniciativa busca promover inclusão social, melhoria das condições de vida e efetivação dos direitos sociais dos usuários do Programa Minha Casa Minha Vida. Os beneficiários tem contato com orientações sobre temas como educação ambiental, educação sanitária e educação patrimonial. A ação tem foco também na organização comunitária, proporcionando o fomento à formação de lideranças, mobilização comunitária, gestão democrática e participativa, de modo a fortalecer os laços sociais.

No âmbito da educação, o SENAI Ceará, em parceria com a Secretaria das Cidades, promove cursos, palestras, oficinas e campanhas educativas de cunho informativo e didático, abordando temas que sejam relevantes para as famílias que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida. A oferta de formação profissional é importante ferramenta para melhoria das condições de vida dos beneficiados.