segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Laços políticos entre Sarto e Roberto Cláudio

A cadeira de prefeito de Fortaleza, ocupada por Sarto, tem uma história que nasceu há quase 20 anos. Entre os dois, existem laços, união muito  além da política, lealdade.

Quando escrevo, aqui, neste espaço, que Roberto Cláudio planejou a candidatura de Sarto, havia anos, não blefei. A conjuntura atual prova que minhas fontes eram seguras. 

Vejam só: hoje, ao lado de Sarto , ocupando o poderoso cargo de secretário de Governo, está Renato Lima, cria de Sarto, lapidado durante oito anos pelo ex-prefeito Roberto Cláudio. Um jovem estudioso, habilidoso nas relações institucionais e genial gestor, cuida como poucos da agenda no dia a dia que envolve todo staff de governo. A sua experiência, coordenando regionais, o qualificou ainda mais. Renato é a prova viva da aliança entre Sarto e Rroberto Cláudio. 

A outra sinalização clara de íntimo relacionamento foi a nomeação de Cláudio Pinho, que deixou a Prefeitura de São Gonçalo e foi mantido vivo, para tentar voltar em 2024. Pinho pode ser um deputado estadual, com as bençãos do prefeito Sarto e de Roberto Cláudio. No cargo, Cláudio Pinho votou nos dois para deputado estadual e os laços de amizade pessoal e política remetem ao grau de irmãos. 

Sarto disse que o ex-prefeito de Fortaleza não sairá do seu radar. “O melhor prefeito de Fortaleza, será meu conselheiro”, bradou na live que antecedeu sua posse. A fala não será de gratidão, mas de alto grau de cumplicidade.

Homem de projetos, ético nas suas relações e cumpridor de compromissos, o prefeito Sarto terá uma semana para completar seu secretariado. Na verdade, ele não tem pressa. Possui, à sua disposição, os melhores quadros da gestão pública. Se os assessores de Roberto Cláudio já o ajudavam, por que não ao camarada que está prefeito e quer acertar mais, com planos de ser melhor?

Ciro e Cid Gomes toparam a aposta de Roberto Cláudio em Sarto. Cid, toda vez que falava em sucessão municipal, afirmava que o candidato seria alguém que desse sequência ao projeto em curso. Ele já tinha o nome do prefeito Sarto na sua mente, tudo ajustado com Roberto Cláudio. Foi uma articulação perfeita, projeto de longo prazo planejado, um jogo bem jogado. Sarto inicia sua primeira semana de trabalho motivado, renascido. 

Ao ocupante do Palácio do Bispo restou uma pauta quase pronta e desafios enormes, como promover a vacinação, a retomada das aulas presenciais, com segurança, cuidar dos doentes, vulneráveis e daqueles que moram numa cidade ainda necessitada de mais recursos para promover saneamento, única saída para erradicar doenças comuns, que lotam enfermarias. 

O prefeito José Sarto tem 35 anos de vida pública. Conhece todas as dificuldades de um povo e da administração pública. Seus primeiros lances foram de buscar diálogo, construir apoios e abrir o município a todas as vozes e gestos de boa vontade. Foi dada a largada.