segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Capitão Wagner solicita urgente providência no fornecimento de medicação essencial a transplante de medula óssea no Brasil

O deputado federal Capitão Wagner (Pros) solicitou, nesta segunda-feira (04), ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, o pedido de providências para a adoção de todas as medidas urgentes a fim de garantir o fornecimento do Bussulfano, medicação essencial para a realização do transplante de medula óssea no Brasil. 

O laboratório que fabrica a medicação, Pierre Fabre, comunicou à Anvisa que, a partir de junho deste ano, irá suspender a disponibilização da medicação em razão do fechamento da fábrica. 

O parlamentar lembra que, na ausência do Bussulfano, se tornará inviável realizar qualquer transplante no País, seja adulto ou pediátrico, procedimento este que é a única chance de cura e preservação de milhares de vidas.  “Precisamos garantir a medicação, seja mediante a importação pelo Governo Federal ou autorização excepcional de uso de similares confiáveis, até que haja uma solução definitiva”, disse Capitão Wagner em ofícios enviados às instituições, a fim de sensibilizá-los.

De acordo com as informações divulgadas pelo Registro Brasileiro de Transplantes, em 2019, foram realizados 3.805 transplantes de medula óssea em adultos (entre alogênicos e autólogos) e 534 pediátricos.